A oportunidade de trabalhar e a determinação de adolescentes abrigados em agarrar esta possibilidade tornou-se uma imagem concreta na noite de ontem, 13/12, na solenidade de entrega da homenagem aos Destaques do Novos Caminhos no Tribunal de Justiça. O evento entregou medalhas e certificados de reconhecimento a adolescentes que se destacaram no ano de 2018 e às autoridades e equipes técnicas envolvidas no programa. O 2º vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC, desembargador aposentado Alcides Aguiar, recebeu a condecoração em nome da instituição.
O Novos Caminhos foi criado em 2013 e visa capacitar e qualificar adolescentes abrigados, a partir dos 14 anos. Em 2018, um total de 303 jovens receberam atendimento em atividades de aprendizagem, qualificação profissional e emprego efetivo e deste total, 265 concluíram cursos, com realização de formaturas. Dentre os adolescentes destaque foi observada a participação efetiva nas aulas. O reflexo percebido é de autoestima elevada e felicidade em poder contribuir na condução da própria vida ao deixar a instituição.
A juíza Ana Paula Amaro da Silveira, diretora da Infância e Juventude da AMC, avaliou que o ano de 2018 foi bastante positivo porque permitiu a realização de reuniões técnicas regionais em todo o Estado. Com isso, foi possível ter uma melhor avaliação, de acordo com as realidades locais e da melhor forma de atuação.
A adolescente Nathali Maria Soares Camargo, de quinze anos e representante da região Oeste, falou em nome dos demais jovens na solenidade. Em sua manifestação, relatou de forma sucinta a sua história e dificuldades desde a morte da mãe, quando tinha seis anos. Após morar com familiares, sem conseguir se adaptar, esteve em família acolhedora e há dois anos apenas no abrigo. Neste período já realizou dos cursos profissionalizantes e em 2019, já tem acertado um trabalho como aluno-aprendiz.
A cerimônia teve a presença dos presidentes do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, da Federação das Indústria de Santa Catarina – Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina – Fecomércio, Bruno Breithaupt, e do subprocurador geral de Justiça, Aurino Alves de Souza, representando o Ministério Público de Santa Catarina, parceiros da iniciativa.
Confira aqui os agraciados com a homenagem:
Autoridades que colaboraram em 2018
Desembargador Alcides dos Santos Aguiar – 2º vice-presidente da AMC;
Bruno Breithaupt – presidente da Fecomércio;
Mário Cezar de Aguiar – presidente da Fiesc;
Glauco José Côrte – vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.
Adolescentes destaque:
Alto Vale do Itajaí – Diego Lorenço;
Centro-Norte – Patrick Merlin de Freitas;
Extremo Oeste – Gustavo dos Santos Ereno;
Foz do Rio Itajaí – Gabriel de Lima;
Norte-Nordeste – Daniel Mascaro de Jesus;
Oeste – Nathali Maria Sores Camargo;
Planalto Norte – Matheus Felipe dos Santos;
Serra Catarinense – Jamila Isabel de Souza Paula;
Sudeste – Anderson de Oliveira;
Sul – Talita Eleoterio Lopes;
Vale do Itajaí – Andriele Alves Soares;
Vale do Itapocu – Klenia Gastaldo Leczynski Gaedke;
Vale do Itajaí Mirim – Erico Gabriel Leão de Farias.
As equipes técnicas destaque
Oeste
TJ – Iolete de Jesus;
Fecomércio – Janyne Farias;
Fiesc – Cleufa Dessoi Bolis;
Acolhimento – Família Acolhedora (Carolina Fernandes Diniz)
Planalto Norte
TJ – Tiago Iraton da Silva;
Fecomércio – Fabiane Maria Grossi;
Fiesc – Ivana Weihermann
Vale do Itajaí
TJ – Analu Cardoso Trevizan;
Fecomércio – Maria Aparecida Duarte Ciuffa;
Fiesc – Maria Aparecida Vaz;
Acolhimento – Lar das Meninas (Gabriela Medeiros Brasil)