Programa Novos Caminhos completa 10 anos de apoio para jovens

Um evento especial marcou a comemoração pelos 10 anos do Programa Novos Caminhos, criado em uma parceria da AMC com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) em 2013. O programa oferece escolarização e profissionalização para jovens que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento. O objetivo é proporcionar oportunidades para uma vida adulta com qualidade e dignidade.

O ministro Lelio Bentes Correa, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), fez a palestra de abertura do evento, destacando a relevância da iniciativa catarinense diante do cenário de grandes desafios que precisam ser enfrentados para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.

O padre Vilson Groh, empreendedor social com vasta experiência na liderança de projetos sociais nas periferias de Florianópolis, falou sobre o atendimento aos menores em situação de vulnerabilidade. A mesa foi coordenada pelo Juiz Fernando Machado Carboni.

Além da longevidade do programa, também foi motivo de comemoração o trabalho de nacionalização do Programa, viabilizado pela diretriz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n. 11/2023. Magistrados e servidores dos Tribunais de Justiça dos estados Pará, Alagoas, Amapá, Tocantins, Amazonas e Rio Grande do Sul vieram participar do evento como parte do processo de intercâmbio de informações para a implantação do projeto.

A vice-presidente da AMC, Juíza Janiara Maldaner Corbetta, representou a Associação no evento que reuniu grande público no auditório do TJSC, em Florianópolis. “Reforçamos o comprometimento da AMC com o Programa que agora está sendo nacionalizado porque a sua importância para o futuro do sistema de Justiça e para a nossa sociedade deve ser encarado como uma missão para todos nós”, destacou.

O programa Novos Caminhos encaminhou ao mercado de trabalho 1.156 jovens por meio de parceria com 717 empresas que ofertam oportunidades a crianças e adolescentes dos 221 abrigos do estado. Também foram feitas 13.253 matrículas em cursos, oficinas e atividades ofertadas pelos parceiros institucionais.

Ainda na abertura, falaram sobre a relevância do Programa os Desembargadores Altamiro de Oliveira, 1º vice-presidente do TJSC, e Álvaro Luiz Pereira de Andrade, chefe da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CEIJ).

Os diretores do Departamento de Família, Infância e Juventude da AMC, Juízes Raphael Mendes Barbosa e Daniela Fernandes Dias Morelli, também prestigiaram o evento e participaram da mesa de debates sobre “Autonomia para decidir a trajetória profissional”.

| Leia mais sobre os debates do evento

Foram homenageados os Magistrados Sérgio Luiz Junkes, Juiz presidente da AMC em 2013, quando a iniciativa foi criada, o Desembargador aposentado Nelson Juliano Schaeffer Martins, presidente à época do PJSC e o Desembargador Sérgio Izidoro Heil, atual vice-coordenador estadual da Infância e da Juventude do Poder Judiciário catarinense e um dos principais responsáveis pela criação do Novos Caminhos. Representantes da equipe técnica do Programa receberam homenagens, entre eles a coordenadora de eventos da AMC, Andréia Claudia da Silva.

Em Santa Catarina, atualmente, o programa reúne também as seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio); Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – Administração Regional de Santa Catarina; Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC); e Serviço Social do Comércio – Sesc/Fecomércio.