Presidente da AMC, José Agenor de Aragão, participou da solenidade de assinatura do convênio
O presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Juiz José Agenor de Aragão, participou, ontem, da cerimônia de assinatura dos termos de cooperação entre a AMC, a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), a Academia Judicial, o Centro de Estudos Jurídicos e mais sete instituições de ensino superior do Estado – UFSC, FIE, UNIVILLE, UNESC, UNOESC, FURB, UNIDAVI, UNISUL e UNIPLAC.
Os convênios contemplam várias formas de intercâmbio nas áreas técnico-científico, cultural, acadêmica e administrativa. O evento foi realizado na sala de retratos do Gabinete da Presidência, e contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), desembargador Pedro Abreu, do corregedor Geral da Justiça, desembargador Newton Trisotto, do diretor da Academia Judicial, desembargador Antônio Fernando do Amaral e Silva, do Vice-Diretor executivo da Academia Judicial, desembargador Luiz Cezar Medeiros e representantes das universidades parceiras.
A parceria tem como objetivo aperfeiçoar os serviços judiciários. Foram assinados três termos de cooperação. O primeiro deles envolveu Cejur, Academia Judicial, AMC e Esmesc e as universidades Univille (Joinville), Unesc/Fucri (Criciúma), Furb (Blumenau), Unidavi (Rio do Sul), Unisul (Tubarão) e Uniplac (Lages). O objetivo deste termo é a realização de seminários itinerantes com o propósito de promover debates de cunho científico e acadêmico sobre temas ligados à Cidadania e à Defesa dos Direitos Humanos.
Os debates serão realizados por intermédio de seminários, palestras e cursos de curta duração, agendados com 60 dias de antecedência, nas dependências das próprias universidades. O segundo termo envolveu acordo de cooperação técnica-científica, cultural e administrativo entre o CEJUR e a UFSC. O objetivo é o desenvolvimento de pesquisas, cursos, concursos, estágios, consultorias e colaboração na área administrativa, assim como a realização de um curso de pós-graduação latu sensu, denominado Direito e Gestão Judiciária para Magistrados, destinado aos juízes vitaliciandos que tomarão posse no próximo dia 16 de março.
Por fim, o terceiro termo oficializa acordo de cooperação entre a Unisul e o Tribunal de Justiça, com dois programas bem destacados. O primeiro trata de curso de pós-graduação sobre “Modernização em Gestão do Poder Judiciário”. O segundo vai oferecer o curso de graduação em Direito na modalidade de ensino à distância.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC