O município de Pinhalzinho, no Oeste do Estado, iniciou a Semana da Cultura da Paz (de 5 a 12 de outubro) com atividades voltadas para as crianças da região. Estudantes da quarta série do Ensino Fundamental de cinco escolas da cidade participaram de um evento na praça central do município, ajudando a plantar a “árvore da paz”.
De acordo com o juiz Giuliano Ziembowicz, da comarca local, a receptividade da população ao projeto foi muito boa. “O plantio da ‘árvore da paz’ reuniu autoridades e cerca de cem estudantes em um clima bem positivo. Acredito que a Semana da Paz continuará sendo bem recebida nos próximos anos”, avalia o magistrado.
No sábado (7), será realizada a campanha “troque sua arma de brinquedo por um brinquedo de verdade”, também na praça central. Ainda estão programados um concurso de frases e outro de desenhos com a temática da paz, a serem realizados entre os alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Pinhalzinho. As turmas que ficarem em primeiro lugar receberão, como prêmio, camisetas com a frase e o desenho vencedores e um “kit esporte” com bolas de diversas modalidades esportivas para a escola. Além disso, consta na programação da Semana a visita do juiz Ziembowicz aos colégios, para conversar com os estudantes sobre a paz. “Foi criada uma comissão da Semana da Paz, para que possamos organizar mais atividades no próximo ano, como competições esportivas. A expectativa é de que as empresas e o comércio locais se envolvam no projeto”, informa.
Agente da Paz
O magistrado conta que está discutindo com professores de escolas locais a instalação de grupos de mediação e conciliação dentro das instituições. Os grupos incentivariam uma cultura pacífica para a resolução de conflitos – dando continuidade à proposta do projeto “Agente da Paz”, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), que busca a formação de uma cultura de não-violência. O projeto, que se desenvolve através de atividades voltadas para crianças e adolescentes, já foi adotado por onze municípios de Santa Catarina.
A Semana da Paz – que está inserida no âmbito do “Agente da Paz” – foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado no início de julho e sancionada pelo governador Eduardo Pinho Moreira no dia 6 de setembro. Todos os anos, entre os dias 5 e 12 de outubro, os poderes públicos e a iniciativa privada promoverão atividades artísticas, científicas, culturais, esportivas e ecumênicas com o objetivo de propagar uma cultura de paz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC