“Agente da Paz” expande atuação no Estado e governador sanciona a lei que institui a Semana da Paz

O projeto “Agente da Paz”, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), continua se expandindo “além das expectativas”, nas palavras da coordenadora pedagógica da iniciativa, Sandra Mári Córdova D’Agostini. Nos últimos dias, o projeto foi lançado em mais quatro cidades catarinenses – Imaruí, Paulo Lopes, Pinhalzinho e Abelardo Luz –, além de ter sido apresentado, com sucesso, em dois encontros na cidade de Itajaí: um com representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Bem-Estar Social e Infância e Juventude, e outro com membros da Câmara da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Itajaí. Nesta quarta-feira, dia 6 de setembro, o governador do Estado Eduardo Pinho Moreira sancionou a lei que institui a Semana Estadual da Cultura da Paz, a ser comemorada anualmente entre os dias 5 e 12 de outubro.

O lançamento do projeto em Imaruí e Paulo Lopes foi realizado no mesmo dia, 30 de agosto. Na primeira cidade, a solenidade teve início às 13h30, no Clube Recreativo Cruzeiro do Sul. Ao todo, 145 pessoas estiveram presentes, entre elas o presidente da AMC, juiz José Agenor de Aragão, o prefeito, um membro da Câmara de Vereadores, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Imbituba, o secretário municipal de Educação, representantes da Polícia Militar, de escolas públicas e privadas e do Conselho Tutelar. Além disso, participaram alunos da rede pública municipal e estadual.

Segundo a juíza da comarca de Imaruí, Lílian Telles de Sá Vieira, o “Agente da Paz” foi muito bem recebido pela comunidade, e, “como é bastante amplo, pode englobar outros projetos sociais que pretendemos colocar em prática”. Nesse sentido, a magistrada disse que no próximo dia 27 irá participar de uma reunião com diversas entidades e segmentos da população local. Ela disse também que em breve irá apresentar à Câmara de Vereadores um projeto de lei propondo a Semana da Paz na cidade (leia mais sobre a Semana da Paz no final da matéria). Além disso, a juíza informou que Marli Raimundo Capanema, assistente social da comarca, apresentou dados de 2005 e deste ano sobre violência e criminalidade em Imaruí.


agentedapazImaruicerta_0Lideranças compõem as mesas nos lançamentos em Imaruí…

 

 

 

agentedapazPauloLopescerta_0…e Paulo Lopes, ambos realizados no último dia 30

Em Paulo Lopes, a cerimônia de lançamento foi realizada a partir das 19h, na Câmara de Vereadores. Segundo a juíza Eliane Alfredo Cardoso Luiz, da comarca de Garopaba (da qual faz parte a cidade de Paulo Lopes), participaram do evento cerca de 50 pessoas, entre as quais o prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, representantes da Polícia Militar e líderes comunitários. De acordo com a juíza, a lei que propõe a Semana da Paz na cidade já foi apresentada, e os vereadores presentes prometeram aprová-la logo. “O prefeito também me garantiu isso”, afirmou a magistrada.

Ela ainda contou que, até o início do evento, não tinha idéia da abrangência do projeto. “Fiquei muito surpresa com toda a amplitude do ‘Agente da Paz’ e, principalmente, com a motivação da comunidade, que realmente queria a implantação do projeto na cidade”, disse. O próximo passo da juíza é implantar o “Agente da Paz” em Garopaba, o que, aliás, estava marcado também para o último dia 30. “Porém, nos mesmos dia e horário, estava ocorrendo outro evento envolvendo líderes comunitários e outras entidades de Garopaba”, explicou.

Durante o lançamento em Paulo Lopes, a conselheira tutelar Cleide Inácia Jacinto e o policial militar Altair Pereira, a exemplo do que ocorreu em Imaruí, apresentaram dados sobre violência e criminalidade em Paulo Lopes, de 2005 e 2006. De acordo com Cleide Jacinto, o Conselho Tutelar local realizou 366 atendimentos a crianças e adolescentes no ano passado – 25 casos de suspeita de violência física, 31 de violência psicológica e 3 suspeitas de assédio sexual, entre outros casos. No primeiro semestre de 2006, foram constatados apenas dois casos de violência física, entre outros registros, o que demonstra uma diminuição da violência na cidade. Mesmo assim, Cleide Jacinto acredita que o projeto “Agente da Paz” é muito importante. “Faço votos que dê certo”, ela disse, para depois concluir: “Acho que vou me tornar uma agente da paz”.

Pinhalzinho e Abelardo Luz

Nesta última segunda-feira, dia 4, o “Agente da Paz” foi novamente lançado em duas cidades, mas dessa vez quase simultaneamente: às 18h30 em Pinhalzinho e às 19h em Abelardo Luz, ambas as solenidades nas Câmaras de Vereadores locais. Em Pinhalzinho, o evento contou com a presença do vice-prefeito, de diretores de escolas públicas e privadas da cidade e de representantes das Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Educação. Segundo o juiz Giuliano Ziembowicz, da comarca local, o projeto de lei que institui a Semana da Paz na cidade foi não só apresentado como já teve a aprovação da Câmara. Uma comissão de vereadores, inclusive, foi formada para tratar da Semana. “Os vereadores parabenizaram os magistrados pelo projeto e disseram que o momento é de ação”, disse o juiz.

De acordo com o magistrado, várias atividades recreativas e esportivas estão sendo desenvolvidas para serem colocadas em prática nos colégios da região, durante o período da Semana da Paz – entre 5 e 12 de outubro. Entre elas, palestras com profissionais da área e uma campanha de desarmamento infantil, na qual as crianças e adolescentes da região poderão trocar armas de brinquedo por brinquedos de verdade. Além disso, serão formados grupos de conciliação, compostos de alunos e professores, para resolver conflitos dentro das escolas, “já para incutir desde cedo a idéia da paz”, segundo o juiz Ziembowicz. Há ainda a possibilidade de ser promovido entre os estudantes um concurso de redação sobre a paz. “O que queremos é, aos poucos, tornar a Semana da Paz uma rotina para a população, uma semana do ano que as pessoas lembrem como sendo dedicada a promover e praticar a paz, apesar de que toda hora é hora para isso”, disse o magistrado.

Em Abelardo Luz, o lançamento do “Agente da Paz” contou com 35 participantes, mas, de acordo com o juiz Fernando de Castro Faria, da comarca local, muitas outras pessoas tomarão conhecimento do projeto, porque “a sessão da Câmara foi gravada e será transmitida por rádio a toda a comunidade”. O juiz afirmou que percebeu na cidade a receptividade ao “Agente da Paz”. “É uma nova mentalidade que tentaremos incutir nas crianças e adolescentes da região”, afirmou.

O magistrado disse também que já no feriado de 7 de setembro crianças e adolescentes da cidade deverão desfilar vestidas de branco. Além disso, ele pretende implantar o projeto nas cidades de Ouro Verde e Ipuaçu, que compõem a comarca de Abelardo Luz. Ainda de acordo com o juiz, está sendo preparado um documento destinado aos candidatos ao Governo Estadual: assinando, cada um deles se comprometerá a priorizar ações na área da infância e juventude, caso seja eleito. O documento deve ser apresentado durante a cerimônia de instalação do Núcleo de Estudos Avançados de Infância e Juventude da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc), no próximo dia 15 de setembro, às 18 horas, no auditório da AMC, em Florianópolis.

Apoio de Itajaí

Um dia antes dos lançamentos em Imaruí e Paulo Lopes, o “Agente da Paz” foi apresentado em Itajaí. Segundo Rogéria Santos de Gregório, coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Itajaí, apesar do pouco tempo de contato com o projeto, já há um plano que a entidade pretende desenvolver. “Nos próximos dias, faremos contato com escolas públicas e privadas. A idéia é que as crianças façam desenhos sobre a temática da paz, os quais serão expostos nas vitrines das lojas de Itajaí durante a Semana da Paz”, contou. A coordenadora ainda disse que a Associação Empresarial irá desenvolver novos projetos e buscará envolver as empresas de Itajaí em todo o processo.

Já a secretária municipal de Saúde – a primeira-dama de Itajaí, Nausicaa da Silva Morastoni – disse que, a partir do encontro entre os representantes do “Agente da Paz” e membros das secretarias de Educação, Bem-Estar Social e Infância e Juventude, vários encaminhamentos foram feitos. Segundo Nausicaa, a Secretaria de Saúde está elaborando algumas propostas específicas nesse sentido, porém já possui projetos na área. Um deles é a política de humanização da saúde, que consiste na capacitação de pessoal e de um maior contato com a comunidade. “Temos especialmente treinado nossos agentes de saúde, que são os profissionais que mais têm contato com a população. Assim, eles constantemente têm levado informações nossas para as pessoas, mas também trazido para nós os anseios e dificuldades delas”, afirmou.

Semana da Paz e outras novidades

No início de julho, foi aprovada na Assembléia Legislativa do Estado (ALESC), a proposta de projeto de lei da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) que cria a Semana da Cultura da Paz em Santa Catarina. Todos os anos, daqui para frente, deverão ser realizadas, em âmbito estadual, atividades artísticas, científicas, culturais, esportivas e ecumênicas em diversos municípios, no período entre 5 e 12 de outubro. As ações, que virão dos poderes públicos e da iniciativa privada, ocorrerão de forma conjugada.

A lei foi sancionada pelo governador Eduardo Pinho Moreira nesta quarta-feira, 6 de setembro. A partir de agora, fica “instituída a Semana Estadual da Cultura da Paz, a ser comemorada anualmente entre os dias 5 e 12 de outubro e, para tal, adotada a Bandeira da Paz”, conforme o texto oficial.

Segundo a coordenadora pedagógica do “Agente da Paz”, Sandra Mári Córdova D’Agostini – que é servidora estadual da Segurança Pública –, a lei será mostrada em todas as cidades em que o projeto for apresentado. Responsável por explicar, em cada apresentação, os conceitos teórico-práticos do “Agente da Paz”, tais como cidadania, ética e tolerância, a coordenadora se disse surpresa com os resultados obtidos até agora. “Não esperávamos que o projeto fosse deslanchar dessa forma tão rápida, pensávamos que só no ano que vem começaríamos a obter bons resultados”, revelou.

A coordenadora disse que pensava isso porque a equipe do “Agente da Paz” é muito reduzida. “Deveríamos contar com mais apoio. Porém, gostaria de dar os parabéns às poucas mas importantíssimas pessoas que estão tornando o projeto possível, em especial a juíza Sônia Moroso [da comarca de Balneário Camboriú, e coordenadora do projeto], o presidente da AMC, juiz José Agenor de Aragão, o juiz Paulo Henrique Martins da Silva, assessor da Presidência do Tribunal de Justiça, e a assessora de eventos da AMC Andrea Cláudia da Silva.”

Sandra também contou novidades do “Agente da Paz”. Em Imaruí e Paulo Lopes, por exemplo, há uma proposta para que comerciantes e comerciários se vistam de branco durante a Semana da Paz. Antes disso, já no feriado de 7 de setembro, alunos de 42 escolas de Balneário Camboriú, públicas e privadas, irão desfilar, “cada escola com um slogan diferente relacionado à paz”. Além disso, já foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Balneário uma mudança curricular para alunos de 6ª a 8ª série: a partir do ano que vem (ou 2008, dependendo da rapidez do Ministério da Educação), a disciplina de História deixará de contar com três aulas por semana, pois em um desses dias será ensinada, todas as semanas, a Cidadania. “Será uma oportunidade de o ‘Agente da Paz’ se inserir ainda mais nas escolas”, disse Sandra.

Por fim, a coordenadora pedagógica revelou que está sendo produzido o terceiro vídeo do projeto, sobre protagonismo juvenil (o primeiro é institucional e o segundo, um curso de formação de agentes da paz). O vídeo irá mostrar alunos de escolas públicas de Balneário Camboriú desenvolvendo atividades relacionadas à paz. “Queremos que o vídeo fique pronto até o dia 5 de outubro. Se isso não for possível, até o final do ano com certeza estará finalizado”, contou Sandra. Ela até já tem um título para o vídeo: “A Criança e o adolescente como protagonistas da paz”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *