AMB apresenta Operação Eleições Limpas em SC

Eleicoes_limpas_013certa_0Da esq. p/ dir: desembargador Orli Rodrigues, jornalista Paulo Markun, juiz Rodrigo Collaço e jornalista Moacir Pereira

Com o objetivo de estimular os eleitores a participarem mais ativamente do processo eleitoral, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou, nesta segunda-feira, dia 28, no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), em Florianópolis, a campanha “Operação Eleições Limpas”. A iniciativa inclui a distribuição de cartilhas: uma voltada para os eleitores, que mostra como eles devem proceder sempre que se deparar com indícios de fraudes, e outra dirigida ao público infantil – elaborada pelo cartunista Ziraldo -, que mostra o que é certo e o que é errado no processo eleitoral. Também fazem parte da campanha a veiculação de filmetes e spots, respectivamente em TV e rádio.     

O evento contou com palestra do jornalista Paulo Markun (TV Cultura/SP), tendo como debatedor o presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), jornalista Moacir Pereira. Antes das explanações dos jornalistas, o presidente da AMB, juiz Rodrigo Collaço, apresentou o projeto, dizendo, ainda, que a entidade também vai se posicionar em relação ao voto nulo. “O que nos preocupa é que essa campanha parte de uma camada da sociedade que tem acesso à informação. Temos que mostrar que essa é uma forma equivocada de protesto”, destacou.

Em sua palestra, o jornalista Paulo Markun falou sobre a conjuntura política atual, fazendo um paralelo entre as instituições hoje e no passado. Ele sugeriu ainda a criação de mecanismos que possam inibir o caixa dois nas campanhas eleitorais. “Uma das maneiras seria o financiamento público de campanha”, disse. Já o jornalista Moacir Pereira enfatizou a convergência entre a imprensa e o Poder Judiciário catarinense na busca pelo aprimoramento da cidadania e da democracia.

O presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz José Agenor de Aragão, considerou oportuno o lançamento da campanha por parte da AMB. “Essa campanha é mais uma prova de que a magistratura brasileira está engajada na luta por eleições mais transparentes”, destacou. Além de juízes, promotores de Justiça, advogados, jornalistas e estudantes, o evento contou ainda com a participação do Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Pedro Abreu, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Desembargador Orli Ataíde Rodrigues, do presidente da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Ranieri Bertoli, e do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Gilson dos Santos.   

No site da AMB, www.amb.com.br – no link “Eleições Limpas” –, é possível obter mais informações acerca da campanha; sobre legislação eleitoral; denúncias de fraudes eleitorais; regras para propaganda eleitoral; e as condutas vedadas aos agentes públicos em campanha eleitoral.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *