Será lançado na cidade de Porto Belo nesta quinta-feira, 10 de agosto, o “Projeto Agente da Paz”, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). A solenidade está marcada para às 9 horas da manhã, na Secretaria Municipal de Turismo, e irá contar com as presenças do juiz José Agenor de Aragão, presidente da AMC, da juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso, coordenadora do projeto, e do juiz Paulo Henrique Martins da Silva, assessor da Presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que estará representando o presidente do TJ, desembargador Pedro Manoel Abreu.
A idéia do lançamento surgiu numa das reuniões do Fórum Permanente da Segurança Pública da Cidade de Porto Belo, criado em maio deste ano para discutir e debater formas de prevenção e repressão ao crime. Na ocasião, a juíza Simone Faria Locks Rodrigues, da comarca local, uma das integrantes do Fórum, propôs que o “Agente da Paz” fosse colocado em prática nas escolas da cidade. “A criminalidade tem crescido bastante em Porto Belo, principalmente quanto aos delitos contra o patrimônio e o tráfico ilícito de entorpecentes. O lançamento do ‘Agente da Paz’ vai ser providencial no sentido de contribuir para a prevenção da prática do crime, já que seu objetivo é atingir crianças e adolescentes”, explica a magistrada.
O “Projeto Agente da Paz”, lançado oficialmente em setembro do ano passado, tem como objetivo substituir a cultura da violência por uma cultura de paz, e inclui ações pedagógicas no âmbito das escolas e demais espaços comunitários disponíveis. Em menos de um ano de existência, já foi lançado em diversas cidades catarinenses e obteve importantes vitórias. A última delas foi a aprovação, na Assembléia Legislativa do estado (ALESC), da proposta de projeto de lei que cria a Semana da Cultura da Paz em Santa Catarina. Todos os anos, daqui para frente, deverão ser realizadas atividades artísticas, científicas, culturais, esportivas e ecumênicas em diversos municípios, no período entre 5 e 12 de outubro. As ações, que virão dos poderes públicos e da iniciativa privada, ocorrerão de forma conjugada.
Em Porto Belo, a solenidade de lançamento do projeto está sendo organizada pela juíza Simone Rodrigues e pela Secretaria Municipal da Educação. Foram enviados 60 convites a entidades e autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo e do Ministério Público, além da Associação Comercial de Porto Belo, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Polícias Militar e Civil e todas as escolas públicas e particulares da cidade.
Na ocasião também será assinado um protocolo de parceria entre o “Agente da Paz” e a Unipaz (Universidade da Paz), uma rede internacional composta por 28 unidades em sete países – uma delas em Florianópolis – e que foi criada para disseminar uma cultura de paz no mundo.
A Secretaria Municipal de Turismo de Porto Belo fica na avenida Governador Celso Ramos, ao lado da Igreja matriz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC