Esmesc comemora seus 20 anos de instalação


esmesc01certaDa esq. p/ dir.: Desembargador Tycho Fernandes Neto, Juízes Mônica Pasold e José Aragão, Desembargador Pedro Abreu e Juiz Rodrigo Collaço

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc), completou, na última sexta-feira (28/07), 20 anos de instalação. As comemorações aconteceram na noite de sábado, no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), em Florianópolis. Em seu discurso, o Presidente da AMC, Juiz José Agenor de Aragão, deu as boas vindas aos convidados e enalteceu o trabalho desenvolvido pela Esmesc ao longo de duas décadas. “O alto índice de aprovação nos concursos de ingresso na magistratura é por si motivo de admiração. Não pouparemos esforços para alcançar pleno êxito e manter o nível de excelência da Escola”, destacou o magistrado.

A Juíza Mônica Elias de Lucca Pasold, atual Diretora da Esmesc, que discursou em seguida, disse que “o evento (as comemorações dos 20 anos de fundação) é a consagração do êxito dos magistrados que idealizaram a criação da Escola”. “É extremamente gratificante, principalmente para mim que sou ex-aluna, ver que a Esmesc está em franca expansão”, ressaltou. A magistrada falou ainda sobre o novo projeto pedagógico, que funcionará em três módulos distintos, atendendo as exigências da emenda 45 – que exige três anos de prática jurídica dos bacharéis em Direito que pretendem fazer o concurso de ingresso na magistratura. “A Escola tem sido muito importante no preparo e capacitação para o exercício da magistratura. Desde sua criação, mais de 2.700 alunos já concluíram o curso e, dentre eles, 184 hoje são magistrados. No último concurso, dos 28 aprovados, 20 foram alunos da Esmesc”, sublinhou.     

O Desembargador aposentado e atual Procurador-geral do Estado Tycho Brahe Fernandes Neto relembrou a luta para colocar em prática o projeto, que na época de sua fundação sofreu resistência do próprio Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC). O magistrado foi o primeiro Diretor da Esmesc. Ele lembra que idéia acabou sendo acolhida pela AMC, presidida na ocasião pelo hoje Desembargador aposentado João Martins. A sugestão, porém, partiu do Desembargador Cristovam Daielo Moreira, do Rio Grande do Sul, onde já funcionava uma Escola da Magistratura. “Essas oportunidades servem para lembrarmos do que foi feito e lamentar do que deixamos de fazer”, frisou.

O Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Desembargador Pedro Abreu, também fez uso da palavra durante a cerimônia. “A AMC e a Esmesc sempre foram parceiras do Tribunal em várias frentes, sobretudo na realização de cursos de aperfeiçoamento. Torço para que a Escola continue tendo força para difundir a cultura jurídica em nosso Estado”, desejou.

Em seguida foram entregues troféus e diplomas a pessoas que, com seu trabalho, comprometimento e dedicação ajudaram de forma decisiva a construir os 20 anos da Esmesc. Receberam as homenagens com a entrega de troféu, os ex-diretores, iniciando-se por um de seus fundadores, desembargador Tycho Brahe Fernandes Neto, seguido pelos magistrados Norberto Ulisséa Ungaretti, Nilton João de Macedo Machado, Alberto Luiz da Costa, Henry Goy Petry Júnior, Romano José Enzweiller; José Carlos Carstens Köhler, Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto e Getúlio Correa, representado por sua esposa. Os ex-coordenadores nas extensões da ESMESC foram agraciados com diplomas em reconhecimento ao trabalho realizado durante esses 20 anos. Participou ainda da solenidade, o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juiz Rodrigo Collaço.

Em seguida, os convidados participaram do descerramento da placa comemorativa aos 20 anos da ESMESC, no corredor das salas de aula. Para finalizar as comemorações, foi realizado o descerramento dos retratos de ex-presidente da AMC a fim de completar a galeria da AMC/ESMESC, localizada no 1º andar do prédio. Assim passaram a compor a galeria, os juízes Ricardo Roesler, Romano José Enzweiller, José Carlos Carstens Kohler e Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *