Os desafios e as possibilidades do acolhimento familiar e as políticas de proteção a crianças e adolescentes serão os principais temas do 1º Seminário Catarinense sobre Acolhimento Familiar, marcado para os dias 17 e 18 de agosto, no auditório da Univille (Universidade de Joinville) de São Bento do Sul. Profissionais envolvidos na área, famílias e pessoas interessadas poderão participar gratuitamente do evento, que será composto de palestras e debates.
O acolhimento familiar surgiu há alguns anos como uma forma de proteção a crianças e adolescentes afastados do convívio familiar de origem. Segundo os especialistas, a iniciativa possibilita a continuidade da convivência comunitária, pois a família de acolhimento assume a criança ou o adolescente e os prepara para sua reintegração familiar ou para a adoção.
Da organização do seminário, participam, entre outras instituições, o Ministério Público da Comarca de São Bento do Sul, o Tribunal de Justiça do Estado e a Corregedoria-Geral da Justiça. A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) é uma das apoiadoras do evento.
As inscrições para o seminário podem ser feitas por meio do e-mail seminario@acolhimentofamiliar.org.br, ou pelos telefones (47) 3631-1906 e (47) 3633-7041. Mais informações, entre elas a programação completa do evento, podem ser encontradas no site www.acolhimentofamiliar.org.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC