O município de São Bento do Sul será sede do primeiro Seminário Catarinense sobre o Acolhimento Familiar, a ser realizado nos dias 17 e 18 de agosto no auditório da UNIVILLE – Campus São Bento do Sul. O evento é uma promoção conjunta do Poder Judiciário e Ministério Público da Comarca de São Bento do Sul, da Prefeitura Municipal/Secretaria de Desenvolvimento Comunitária e do Grupo Gerando Amor.
Para o Juiz Rodrigo Tavares Martins, titular da comarca, a iniciativa serve para divulgar o projeto, que é referência no Estado. “O acolhimento familiar é a melhor forma de garantir os direitos da crianças e dos adolescentes em situações de risco, preservando o direito à convivência familiar e comunitária”, destaca o magistrado.
O Programa Famílias de Apoio de São Bento do Sul existe há quatro anos no município e tem sido referência para a implantação de outros programas no Estado e mesmo no Brasil. O Programa é executado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e conta com a parceria do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, CMDCA, Grupo Gerando Amor e Secretarias municipais de Educação e Saúde.
As famílias acolhedoras são parceiras no programa e devem receber preparação e acompanhamento contínuo – antes, durante e após o acolhimento. Outra preocupação é trabalhar com a família de origem, de maneira a possibilitar o retorno de seus filhos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC