O Professor Doutor Volnei Ivo Carlin, Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), lança no próximo dia 17 de novembro, às 19 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina (OAB/SC), a obra “A Face Feminina do Direito e da Justiça”. O magistrado revela que o livro exigiu dele mais de sete anos de dedicação, sendo seis deles dedicados à pesquisa do assunto, especialmente na literatura estrangeira, e um à finalização.
O ponto fundamental do estudo se refere à vontade judicial da mulher, em três ordens de fatores: legais, sociais e psicológicos. O trabalho também representa uma proposta de transformação de mentalidade e atitude de homens e mulheres.
A idéia surgiu durante o curso realizado na Escola Nacional da Magistratura, na França, lugar onde o tema em análise tem sido bastante debatido. No Brasil, constitui-se na primeira obra, que se conhece, a tratar da questão. “O livro, pode se dizer, é um choque positivo em favor da mulher”, destaca o autor. A obra é prefaciada pela Ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que antes do lançamento fará uma palestra sobre o tema “A mulher do século XXI”.
Dentre centenas de artigos e outros livros de autoria do Desembargador Volnei Carlin, destacam-se “Bioética e Novos Direitos”, “Deontologia Jurídica: Ética e Justiça”, e “Direito Administrativo – Doutrina, Jurisprudência e Direito Comparado”, estes dois últimos já na 3ª edição.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC