O Desembargador Ricardo José Roesler foi eleito o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC). A votação ocorreu na sessão do Pleno desta quarta-feira (6/12), tendo o Desembargador recebido cinco votos para ocupar o cargo de presidente e dois votos para o cargo de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.
Na mesma sessão, os juízes da Corte elegeram o Desembargador Marcus Tulio Sartorato como vice-presidente e corregedor do TRE/SC. O Magistrado recebeu dois votos para a eleição de presidente e cinco votos para ocupar o cargo de vice-presidente e corregedor.
Ambos haviam sido escolhidos e indicados pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) para integrarem o TRE/SC. A eleição desta quarta-feira determinou qual magistrado irá ocupar a Presidência e qual ocupará a Vice-Presidência do Tribunal.
Os eleitos tomarão posse em março de 2018 e desempenharão suas funções pelo período de dois anos.
Currículo do presidente eleito
Ricardo Roesler é natural de São Bento do Sul (SC). Atuou como Juiz Substituto nas comarcas de Joinville (sede), São Francisco do Sul e Canoinhas entre 1987 e 1989. Foi Juiz de Direito nas comarcas de Barra Velha (1989 – 1990), Sombrio (1990-1991), Jaraguá do Sul (1991 – 1993) e Joinville (1993 – 2007). No período de 2003 a 2006 foi presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e, de 2004 a 2007, atuou como diretor financeiro da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Ainda em 2007, foi nomeado Juiz de Direito de 2º Grau do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ/SC), onde tomou posse no cargo de Desembargador no ano de 2012. Atualmente, o Magistrado compõe vários órgãos julgadores, dentre os quais o Tribunal Pleno, Órgão Especial, Grupo de Câmaras de Direito Público e Conselho da Magistratura, além de presidir a Terceira Câmara de Direito Público. Nos trabalhos administrativos do TJSC, foi coordenador do Conselho Gestor de Informática, coordenador da Assessoria de Comunicação Social, membro da Comissão Especial da Reforma do Judiciário e de comissões de concurso, e coordenador-geral do Núcleo de Comunicação Institucional.
Currículo do vice-presidente e corregedor eleito
Marcus Tulio Sartorato é natural de Florianópolis (SC). Ingressou na Magistratura em 1980, tendo atuado nas comarcas de Curitibanos, Lages, Guaramirim, Biguaçu, Caçador e Tubarão. Foi promovido para o cargo de Desembargador em 2002, tendo sido designado para presidir o Núcleo de Conciliação no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina em 2006. Foi efetivado, em 2012, no Órgão Especial do Tribunal de Justiça na vaga por antiguidade e, em 2014, na vaga por eleição para o biênio 2014/2015. Foi designado para compor o Conselho da Magistratura no biênio 2016/2018. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu na área de Direito na UNISUL em 2008. Atualmente, o magistrado compõe o Órgão Especial do Tribunal de Justiça (desde 2012) e atua como Desembargador suplente no TRE/SC desde março de 2016. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRE/SC)