Cidades do Meio Oeste reeditam “Abraço da Paz”

As cidades de Capinzal e Ouro reeditaram, na manhã do dia 20 de outubro, depois de sete anos, o “Abraço da Paz”. Centenas de pessoas saíram às ruas nas primeiras horas da manhã, vestindo camisetas brancas, para celebrar a paz e estimular a reflexão sobre o tema. A iniciativa foi instituída em 2006 pelo Juiz Alexandre Dittrich Buhr, durante o período em que atuou no Poder Judiciário de Capinzal, e foi realizada até 2010. Atualmente o Magistrado está na cidade de Joaçaba.
 
O evento integrou a Semana Municipal da Cultura pela Paz, cujo tema foi trabalhado nas escolas do município, entre os dias 5 e 12 de outubro. A organização esteve a cargo das administrações municipais de Capinzal e Ouro com o apoio direto do Lions Clube, CDL, ACIRP, AMPECO e das demais entidades representativas.
 
A programação iniciou às 8h, na Praça Pedro Lélis, em Capinzal, e na Praça Pio XII, em Ouro. Primeiro com a formação do palanque oficial e depois com a manifestação dos prefeitos Nilvo Dorini e Neri Miqueloto.
 
Em seguida, as autoridades e os demais convidados seguiram até a Ponte Irineu Bornhausen, principal ligação entre Capinzal e Ouro, e de lá iniciaram a formação de uma grande corrente humana em direção ao centro das duas cidades até a Ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza quando o elo se fechou.
 
Durante a mobilização, estudantes das escolas públicas entoavam cânticos e mensagens temáticas para motivar os participantes a refletir sobre o tema em questão. As emissoras de rádio transmitiram ao vivo a manifestação. O grande “Abraço da Paz” foi encerrado às 8h45min com uma grande salva de palmas. (Com informações do portal Caco da Rosa e da rádio Capinzal).
 
Histórico do projeto
 
De acordo com o Juiz Alexandre Buhr, o projeto começou em 2006 quando foi implantado na Comarca de Joaçaba o projeto da AMC chamado “Agentes da Paz”. “Basicamente o projeto tinha a intenção de encorajar crianças e adolescentes a praticarem ações que lembrassem a Paz. As ações eram realizadas nas escolas, principalmente. Inclusive entregávamos uma carteirinha de Agente da Paz para as crianças e adolescentes. Na Comarca de Capinzal tivemos a iniciativa de também envolver os adultos neste projeto, já que seria interessante as crianças e adolescentes chegarem em casa e verem que seus pais também estivessem engajados no mesmo projeto. Assim, envolvemos a sociedade civil através da CDL, Lions, Associação Comercial e Industrial e outras. Na semana da Paz, que ocorre na semana do dia 12 de outubro, por exemplo, as lojas da cidade decoravam suas vitrines com motivos da paz”, conta.
 
Na sequencia, relembra o magistrado, surgiu a ideia de fazer um grande “Abraço da Paz”, mobilizando pessoas das duas cidades, já que as cidades possuem apenas o Rio do Peixe com divisa. “Na época fizemos este grande Abraço da Paz envolvendo milhares de pessoas das duas cidades, envolvendo ainda imprensa, polícias, comerciantes, políticos, escolas, etc…. Foram  momentos de grande emoção e muita solidariedade. O Abraço da Paz foi realizado por dois anos seguidos. Também realizamos uma Cavalgada da Paz na cidade de Capinzal e outra em Piratuba. Grandes momentos”, ressalta.
 
O Juiz Alexandre Buhr recebeu com grande alegria a notícia desta nova edição do Abraço da Paz, 10 anos após os primeiros eventos. “Isso mostra que as boas ações permanecem nos corações das pessoas, de forma latente e aguardando uma nova oportunidade para transbordar. As pessoas que hoje organizaram também estavam lá naquela época. Fui Juiz na Comarca de Capinzal por onze anos e saí de há quase dez anos. Por fim, lembraria que o mais importante do que falar sobre a Paz, é sentir, pensar, e agir como um Pacificador”, assinala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *