O grupo de octeto misto formado por Magistrados catarinenses conquistou, neste final de semana, a terceira colocação no Mountain Do Caixa Lagoa da Conceição, um evento de corrida de montanha pioneiro no Brasil, inspirado na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas europeias. Entre os Magistrados que compuseram o grupo, estavam os Juízes Giancarlo Bremer Nones, Rafael Rabaldo Bottan e Viviana Gazaniga Maia.
Conforme Viviana, o grupo foi formado em agosto, orientados pelo treinador Fabiano Braun, da Floripa Runners, parceira da AMC. “A integração com todos os Magistrados e participantes foi muito boa. A gente vinha se preparando, mas nunca imaginávamos conquistar uma boa colocação. Com certeza é um incentivo a mais para continuar treinando”, conta.
Segundo a diretora adjunta de esportes da AMC, Juíza Claudia Margarida Ribas Marinho, o Mountain Do "é uma prova bem difícil, que passa por diversos bairros de Florianópolis. E como o próprio nome diz é feito em trechos diferentes, como praias, trilhas, montanhas, dunas e estradas".
Para o Juiz Giancarlo Bremer Nones, que participou do evento pela terceira vez, a corrida foi desafiadora e o visual compensou toda a dificuldade do trajeto. “Comecei a correr no ano de 2012, por recomendação médica, sem nenhuma pretensão de participar de provas. O primeiro objetivo e desafio era combater o stress, o sedentarismo e o sobrepeso. Somente depois de um tempo comecei a me interessar por participar de provas, a primeira delas foi com a equipe da AMC, um quarteto na Maratona do Beto Carreiro, ainda em 2012. O congraçamento com os colegas e o clima de amizade servem de apoio para continuar e buscar novos desafios. Fazendo um retrospecto, vejo como tudo isso melhorou a minha qualidade de vida. Além dos benefícios para a saúde, a corrida me proporcionou fazer muitos amigos, viajar para diversos lugares e realizar feitos que antes nem em sonho eu pensaria em fazer”, ressaltou.
O Juiz Rafael Rabaldo Bottan também elogiou o evento: "É digna de aplausos a iniciativa da AMC de promover a integração de colegas e familiares também por meio da participação em eventos de corrida como este. A experiência vivenciada foi excepcional e muito divertida: a organização da prova em grupo, a definição do trecho que cada qual deveria trilhar, a logística de transporte dos competidores, a chegada em conjunto, o clima de amizade, as belas paisagens… tudo isso coroado pela inesperada conquista de um lugar no pódio. Que venham os próximos desafios!”.
O evento
A primeira edição do Mountain Do foi em 2004, com uma corrida de revezamento ao redor da Lagoa da Conceição, em Santa Catarina. Na segunda edição, em 2005, houve um aumento superior a 50% no número de equipes inscritas. Assim, em alguns anos, com o expressivo crescimento do evento, o número de atletas passou a ser limitado a 1200, garantindo sua qualidade e a segurança dos participantes.
O diferencial do Mountain Do é estar alinhado com os princípios da sustentabilidade, se preocupando com a preservação da natureza e a conservação dos locais por onde passam. Além disso, o evento visa integrar a comunidade local, criando oportunidades de renda para a população através do comércio e da prestação de serviços de forma que valorize e proteja o meio ambiente.