ESMESC promove debate sobre meios consensuais de solução de conflitos, em Tubarão

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC) realiza, no próximo dia 27 de maio, das 8h45min às 12h30min, no auditório 311 do bloco Pedagógico (Bloco D), da Unisul/Tubarão, a segunda edição do Colóquio de Outono. O evento tem como tema “os meios consensuais de solução de conflitos e o papel dos operadores jurídicos na construção de uma cultura mais pacificadora”.

O debate propõe refletir sobre como se poderá promover uma mudança de cultura ao estimular a aplicação de meios consensuais, empoderando o cidadão a buscar solução autocompositiva de seus conflitos. Nesse sentido, a ideia é colocar em pauta ensinamentos de entusiastas da causa, como o Desembargador/TJPR, Roberto Bacelar, coordenador do curso de formação de formadores da ENFAM, que defende a “apresentação de um portfólio de métodos, instrumentos, mecanismos, processos, técnicas e ferramentas para a indicação e escolha adequada na resolução de conflitos nas suas mais diversas manifestações e ambientes”, quer estejam dentro ou fora do Poder Judiciário.

De acordo com a coordenadora científica do evento, professora Dilsa Mondardo, é notória a preocupação do Poder Judiciário brasileiro com o aprimoramento da prestação jurisdicional, com a modernização dos serviços judiciários e com o fortalecimento da Magistratura. “Parte dessa atenção está voltada no sentido de atender à necessidade de capacitar agentes conciliadores e mediadores em atendimento às demandas impostas pelo novo Código de Processo Civil. Entretanto, muito mais do que atender dispositivo legal, a construção e disseminação de uma cultura de paz social deve ser um propósito a ser perseguido e implantado não somente na esfera judicial, mas, sobretudo, no âmbito extrajudicial”, assinala, acrescentando q ue a capacitação adequada dos profissionais que atuam no sistema de justiça certamente despertará o desejo de mudança para que se possa solidificar a cultura da pacificação dos conflitos.

Clique aqui para fazer a inscrição (gratuita).

 

CONVIDADOS

 

DILSA MONDARDO (Coordenadora científica do evento)

Graduada em Direito pela UFSC. Mestrado em Direito pela UFSC. Advogada. Coordenadora geral do curso de Direito da Unisul. Coordenadora Pedagógica da ESMESC.

QUITÉRIA TAMANINI VIEIRA PÉRES

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Direito Penal e Processual Penal (FURB), em Direito Civil (UNIVALI) e Gestão e Controle no Setor Público (ESAG/UDESC). Professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Direito Processual Civil V – Tutelas de Urgência) e no Centro Universitário Franciscano do Paraná – FAE Blumenau (Direito Processual Civil IV – Especiais e Cautelares). Juíza de Direito – Tribunal de Justiça de Santa Catarina, atualmente lotada na 1a Vara Cível da Comarca de Blumenau e Juíza integrante da 2a Turma de Recursos. Atua principalmente na área do Direito Processual Civil, com especial ênfase nos temas Tutela Execucional e Tutelas de Urgência.

GIOVANI DE PAULA

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Tese Defendida em 28/05/2013). Possui Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Especialização em Segurança Pública pela UNISUL, graduação em Formação de Oficiais da Polícia Militar pela Academia de Polícia Militar (1986). Professor da UnisulVirtual, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Centro de Ensino da Polícia Militar nos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Segurança Pública e Atuou no setor público na área de Inteligência e Informação. Coordena o Programa de Pós Graduação em Segurança da UNISULVIRTUAL, que compreende os cursos de Especialização em Gestão Integrada da Segurança, Defesa Civil, Inteligência de Segurança e Polícia Comunitária. Tem também experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos e Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia, segurança pública, cidadania e gestão do conhecimento e inteligência de segurança.

ANTONIO AUGUSTO BAGGIO E UBALDO

Graduado em Direito em 1996 pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciências Jurídicas pela Univali e pela Uminho (2015).Juiz de Direito desde 1998. Titular do 1º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital-SC, desde 2010 até a presente data. Titular da 1ª Turma de Recursos Cíveis e Criminais de SC, com sede em Florianópolis. Membro da Comissão Legislativa do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (FONAJE). Diretor de Comunicação da AMC na atual gestão. Subcoordenador da Justiça Estadual (Região Sul) da AMB na atual gestão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *