I Fonavep reúne número expressivo de participantes

Cerca de 145 Magistrados de todo País prestigiaram o I Fórum Nacional de Execução Penal (Fonavep), que começou ontem (4/5) e terminou hoje (5/5), no Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). Promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pela Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), o evento teve como objetivo promover o debate entre Juízes de varas de execuções penais sobre o sistema penitenciário. Na ocasião, foram elaboradas propostas em conjunto, que posteriormente serão levadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tribunais de Justiça, Ministério da Justiça e governos estaduais.

Na abertura do encontro, o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, agradeceu aos presidentes de associações regionais e dos tribunais pelo apoio ao evento e o incentivo na participação dos magistrados. “Foi uma grande e grata surpresa o tamanho do interesse de participação neste primeiro fórum. O evento foi planejado para 60 pessoas, mas fomos o adaptando devido à tamanha adesão. São 177 os inscritos”, frisou, ressaltando que os palestrantes escolhidos são autoridades ligadas ao tema para fomentar a discussão do debate.

Jayme de Oliveira avaliou a importância do tema e do papel dos Juízes: “Não estamos falando de número nos presídios, mas de gente nos presídios. Somos Juízes e lidamos com vidas e essas pessoas merecem respeito e dignidade. Peço que reflitam muito, porque o que a AMB está pretendendo fazer é dar voz aos senhores e dar visibilidade aos trabalhos já desenvolvidos”.

Santa Catarina participou do evento com uma delegação composta por sete Magistrados. “Foi um evento muito produtivo, com palestrantes de alto nível e temas da maior relevância para aqueles que atuam na área da execução penal, sobretudo neste momento em que o país, de um modo geral, enfrenta uma grave crise na área da segurança pública, especialmente no sistema prisional”, ressaltou a Juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, 1ª vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *