Teori Zavascki foi homenageado nesta segunda-feira (27/3) com a renomeação da sala de sessões do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC). A solenidade foi prestigiada pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Cármen Lúcia.
Ela falou da honra de ter, no quadro da Magistratura, um Juiz que enalteceu não apenas o órgão que integrou, mas o Judiciário brasileiro. “O ministro tinha qualidades que são absolutamente especiais, como a enorme capacidade de trabalho, um apego muito grande à ordem jurídica, uma técnica que se aliava a um humanismo que é muito difícil a nós, juízes, na lida do dia a dia”, ressaltou a Ministra.
O presidente do TJ/SC, Desembargador José Antônio Torres Marques, relembrou a trajetória do Ministro do STF. “O cenário jurídico brasileiro perdeu mais que um grande jurista, mas a lembrança do Teori profissional, técnico, discreto, seguro e avesso aos holofotes perdurará entre nós. Seu legado jamais será esquecido”, completou.
Morto em um acidente aéreo no Rio de Janeiro, em janeiro, Teori Zavascki nasceu em Faxinal dos Guedes, no Oeste catarinense, e era o relator da Operação Lava Jato. Os filhos do então Ministro compareceram à sessão.