Você deseja causar impacto significativo no mundo promovendo a tolerância e a cooperação? Todos os anos, o Rotary International seleciona alguns profissionais para estudar nos Centros Rotary pela Paz. Estes bolsistas estão comprometidos com o avanço da paz e, muitas vezes, partem para servir como líderes em governos nacionais, ONGs, nas forças armadas e em organizações internacionais.
Promovendo treinamento acadêmico e aprendizado prático, o programa capacita profissionais para agirem na de prevenção/resolução de conflitos. Para isto, o Rotary mantém seis centros ligados a algumas das mais importantes universidades mundiais (nos EUA, Suécia, Japão, Austrália, Tailândia, Inglaterra).
Anualmente são oferecidas 100 bolsas de estudo que cobrem mensalidades e taxas das universidades, hospedagem, transporte, despesas com estágios e estudos de campo. Essas bolsas são oferecidas a profissionais que desenvolvem trabalhos focados na área de paz e resolução de conflitos. Eles podem estar trabalhando em: grupos de mediação, arbitragem e resolução de disputas, órgãos do governo tais como departamentos de estado, ministérios de relações exteriores, organizações não governamentais ligadas a direitos humanos, assistência em catástrofes, ajuda humanitária, defesa do meio ambiente, auxilio a refugiados e outros assuntos na área da paz.
Existem duas opções de bolsas: uma para Mestrado, que dura de 15 a 24 meses e demanda três anos de experiência; e outra para Aperfeiçoamento Profissional, com duração de aproximadamente três meses, além de três semanas de estudos de campo. Esta é voltada para profissionais com cinco anos de experiência.
A organização é formada por pessoas de todos os continentes, diversas culturas e áreas de atuação que trocam ideias e trabalham em prol de comunidades do mundo inteiro. Há 1,2 milhão de rotarianos em 35 mil Rotary Clubs no mundo.
Em Santa Catarina, o Distrito 4651 – que compreende a faixa litorânea de Araranguá a Itajaí – também está participando da seleção das Bolsas Rotary pela Paz. Para participar é necessário conferir as regras de candidatura por meio do link: https://www.rotary.org/pt/our-
“Salientamos que a documentação exigida é bastante extensa e que é necessária a comprovação dos anos de experiência. Por isto recomendamos que os interessados procurem os Rotary Clubs mais próximos e iniciem o processo o mais rapidamente possível”, explica Dorival Schultz, coordenador das Bolsas Rotary pela Paz no Distrito 4651.