O presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Torres Marques, empossou ontem (7/12), em solenidade realizada no auditório do Pleno do TJ/SC, oito novos Desembargadores. Sete deles, oriundos da carreira da Magistratura, foram eleitos em sessão na manhã de 16 de novembro. A representante do Ministério Público, que compôs lista tríplice elaborada pelo Pleno por meio do chamado Quinto Constitucional, teve seu nome escolhido pelo Governador Raimundo Colombo no dia 18 de novembro.
Os novos Desembargadores são Odson Cardoso Filho, natural de Florianópolis, 27 anos de Magistratura; Gilberto Gomes de Oliveira, natural de Curitibanos, 25 anos de Magistratura; José Everaldo Silva, natural de São Francisco de Paula-RS, 27 anos de Magistratura; Volnei Celso Tomazini, natural de Xaxim, 26 anos de Magistratura; Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, natural de Florianópolis, 26 anos de Magistratura; Leopoldo Augusto Brüggemann, natural de Santo Amaro da Imperatriz, 25 anos de Magistratura; Júlio César Knoll, natural de Rio do Sul, 29 anos de Magistratura; e Vera Lúcia Ferreira Copetti, natural de Araranguá, 36 anos de Ministério Público.
Eles entraram em plenário escoltados pelos Desembargadores Pedro Manoel Abreu, decano, e Rodolfo Tridapalli, o mais novo da Corte. Prestaram o compromisso legal, firmaram o termo de posse e, sequencialmente, receberam a medalha e o diploma da Ordem do Mérito do Judiciário Catarinense.
O Desembargador Alexandre d'Ivanenko, 1º vice-presidente do TJ/SC, foi responsável pelo discurso de boas-vindas aos empossados. "O aporte de novos Desembargadores atende aos anseios por uma Justiça mais célere e ao mesmo tempo coroa a carreira destes insignes Magistrados catarinenses", destacou. Na sequência, coube ao presidente do TJ registrar sua satisfação com o considerável reforço nos quadros da Corte. "O Tribunal de Justiça, ao longo de seus 125 anos de existência, sempre se renova quando acolhe novos julgadores. Que os desafios sejam enfrentados de forma firme e serena, com respeito incondicional às leis e ao Estado de Direito, imune a pressões ilegítimas", conclamou.
A solenidade contou com a participação do coral da Associação dos Magistrados Catarinenses e foi acompanhada por grande público, inclusive autoridades, familiares e colegas de Magistratura. Confira abaixo um breve currículo de cada novo desembargador:
Odson Cardoso Filho, natural de Florianópolis-SC, ingressou na Magistratura catarinense em 1989, com lotação na comarca de Joinville. Em 1992 foi promovido ao cargo de Juiz de Direito e atuou nas comarcas de Pinhalzinho, Imbituba, Araranguá, Joaçaba, Tubarão e Capital. No ano de 2011 passou a exercer a função de Juiz de 2º Grau neste Tribunal, onde atuou por fim como cooperador da 5ª Câmara Civil. Atualmente preside a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).
Gilberto Gomes de Oliveira, natural de Curitibanos-SC, ingressou na carreira do Ministério Público no Paraná em 1990. Como Promotor de Justiça, atuou nas comarcas de Guarapuava, Pitanga, Palmital, Pinhão, Mangueirinha, Palmas e Curitiba. No ano de 1991 ingressou na Magistratura catarinense, com lotação na comarca de Joinville. Em 1993 foi promovido ao cargo de Juiz de Direito e atuou nas comarcas de Anchieta, Dionísio Cerqueira, Canoinhas, Chapecó, Blumenau e Itajaí. Em 2009 passou a exercer a função de Juiz de 2º Grau neste Tribunal, onde atuou por fim como cooperador da 3ª Câmara Civil.
José Everaldo Silva, natural de São Francisco de Paula-RS, ingressou na Magistratura catarinense em 1989, com lotação na comarca de Araranguá. Em 1993 foi promovido ao cargo de Juiz de Direito e atuou nas comarcas de São Domingos, Orleans, Mafra, Chapecó, Lages e Capital. No ano de 2011 passou a exercer a função de Juiz de 2º Grau neste Tribunal, onde atuou por fim na 4ª Câmara de Direito Comercial.
Volnei Celso Tomazini, natural de Xaxim-SC, ingressou na Magistratura catarinense em 1990, com lotação na comarca de Joaçaba. Em 1992 foi promovido ao cargo de Juiz de Direito e judicou nas comarcas de Campo Erê, São Lourenço do Oeste, Porto União, Concórdia, Itajaí e Capital. No ano de 2011 passou a exercer a função de Juiz de 2º Grau neste Tribunal, onde atuou por fim como cooperador da 2ª Câmara Criminal.
Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, natural de Florianópolis-SC, ingressou na Magistratura catarinense em 1990, com lotação na comarca de Tubarão. Em 1992 foi promovido ao cargo de Juiz de Direito e atuou nas comarcas de Seara, Orleans, Araranguá, Criciúma e Capital. No ano de 2007 passou a exercer a função de Juiz de 2º Grau neste Tribunal, onde atuou como cooperador da 1ª Câmara de Direito Público.
Leopoldo Augusto Brüggemann, natural de Santo Amaro da Imperatriz-SC, ingressou na Magistratura catarinense em 1991, com lotação na comarca de Blumenau. Em 1993 foi promovido ao cargo de Juiz de Direito e judicou nas comarcas de São Carlos, Santa Cecília, Porto União, Chapecó, Lages, Blumenau e Capital. No ano de 2012 passou a exercer a função de Juiz de 2º Grau neste Tribunal, onde atuou por fim como cooperador da 3ª Câmara Criminal.
Júlio César Knoll, natural de Rio do Sul-SC, ingressou na Magistratura catarinense em 1987, com lotação na comarca da Capital. Em 1989, foi promovido ao cargo de Juiz de Direito e atuou nas comarcas de São Domingos, Ibirama, São Francisco do Sul, Laguna, Criciúma e Tubarão. No ano de 2011 passou a exercer as funções de Juiz de 2º Grau neste Tribunal, onde atuou por fim como cooperador da 3ª Câmara de Direito Público.
Vera Lúcia Ferreira Copetti, natural de Araranguá-SC, ingressou no Ministério Público de Santa Catarina em 1980, com lotação na comarca de Rio do Sul. No mesmo ano foi promovida ao cargo de Promotora de Justiça, atuando nas comarcas de Bom Retiro, Santa Cecília, Orleans, Campos Novos, Laguna e Joaçaba. De 2006 até hoje exercia a função de Procuradora de Justiça.
Fotos: Daniela Pacheco Costa/Assessoria de Imprensa TJSC