Indústrias de São Bento do Sul acolherão jovens do programa Novos Caminhos

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (7/10), em São Bento do Sul, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), lançou o programa Novos Caminhos. Na ocasião, o Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) assinou documento de adesão ao programa. As empresas Móveis Weihermann, Oxford Porcelanas, Metalúrgica Denk e Móveis Irimar também assinaram termo de cooperação, abrindo as portas para a possibilidade de estágios ou contratação efetiva dos jovens.

A Magistratura catarinense esteve representada no evento pela Desembargadora Soraya Nunes Lins, pela Juíza de Direito de 2º Grau, Rosane Portella Wolff, a Juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer (1ª vice-presidente da AMC), o Juiz Edson Luiz de Oliveira (da comarca de São Bento do Sul) e o Juiz Rubens Ribeiro da Silva Neto (da comarca de Rio Negrinho). “Hoje estamos tendo a oportunidade de nos tornarmos agentes transformadores da sociedade. Com um gesto simples, qual seja, a oferta de uma vaga de trabalho, os senhores (empresários) poderão mudar completamente a vida de uma pessoa. Não estarão dando o peixe. Estarão ensinando a pescar. Estarão dando condições de que estes adolescentes tenham uma vida adulta honesta e regrada”, destacou a Juíza Jussara Wandscheer em seu discurso durante o lançamento do programa em São Bento do Sul.

A iniciativa beneficiará jovens da região do Planalto Norte, com idades entre 14 e 18 anos, que vivem em abrigos do Estado, com a oferta de qualificação e de preparação para o mundo do trabalho. Desde sua implantação, em 2013, o Novos Caminhos já atendeu 607 adolescentes, que participaram de capacitações realizadas pelas equipes do SENAI, SESI e IEL. Já foram encaminhados 112 jovens ao mercado de trabalho.

O programa integra as ações do Movimento Santa Catarina pela Educação, criado pela FIESC para ampliar e fortalecer a capacitação no mercado de trabalho. O foco do Novos Caminhos é a educação para o mundo do trabalho e para a cidadania, com o objetivo de ofertar aos adolescentes, além da formação técnica, uma formação social. Ao desenvolver suas habilidades, o programa amplia as possibilidades dos jovens, ao saírem dos abrigos aos 18 anos, serem inseridos no mercado de trabalho e alcançarem sua autonomia e o pleno exercício da cidadania. (Com informações da Agência Impulso Comunicação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *