Foi realizada no auditório do Senai Concórdia, na tarde de terça-feira (28/06), a primeira aula do Programa Novos Caminhos, que beneficia adolescentes que vivem em situação de acolhimento. A iniciativa oferece capacitação profissional e inclusão no mundo do trabalho aos participantes. O Programa é desenvolvido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) e pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Além dessas instituições, a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC) também integra o programa a partir deste ano. Na região do Alto Uruguai Catarinense, 23 adolescentes participam das atividades.
O Vice-Presidente da FIESC, para o Alto Uruguai Catarinense, Álvaro Luis de Mendonça, enaltece a iniciativa de garantir mais qualificação aos jovens, preparando-os para o mercado e para a vida. “Para que os jovens transformem sonhos em realidade, o caminho mais adequado é a Educação. A FIESC e demais órgãos envolvidos no programa estão empenhados em fazer com que estes adolescentes consigam chegar ao mercado de trabalho qualificados”, assinala.
O diretor do Fórum da comarca de Concórdia, Juiz Samuel Andreis, destaca que o Programa Novos Caminhos é uma oportunidade para que os adolescentes busquem um futuro melhor, com perspectivas de crescimento pessoal e profissional. “Estamos satisfeitos com o entusiasmo demonstrado pelos jovens. São adolescentes de famílias que se encontram em situação de maior vulnerabilidade e que podem construir um futuro melhor com o apoio da FIESC. Eles terão aulas semanalmente até o mês de novembro e receberão diversos conhecimentos (não só profissionais, mas também de uma postura social que será importante para eles)”, ressalta Andreis.
A coordenadora do Programa de Inclusão do SENAI. Rosana Mendes, explica que os 23 adolescentes participantes do Programa Novos Caminhos no Alto Uruguai Catarinense terão uma visão diferenciada de mundo e de sociedade e poderão conquistar seus objetivos de ingresso no mercado. “É uma porta de entrada para o adolescente se qualificar e se inserir no mercado de trabalho. Estes jovens estarão preparados para fazerem a diferença. Eles receberão importantes informações sobre: postura social, consciência do papel de cada um na sociedade e o resgate da autoestima”, pontua.
Bianca Pauletti, Gerente do Programa pela FIESC, salienta que o Programa é focado na Educação para o mundo do trabalho e cidadania. "O Programa proporciona aos adolescentes com idade acima de 14 anos em situação de acolhimento, a formação Social (Saber Ser), o aprender conviver (Saber Conviver), aliada à formação Técnica (Saber Fazer) atendendo dessa maneira ao princípio da formação integral. Com isso desenvolve as potencialidades e contribui para a inclusão social destes adolescentes, desenvolvendo habilidades e competências que ampliam suas possibilidades de inserção no mundo do trabalho".
As aulas do Programa Novos Caminhos no Alto Uruguai Catarinense se estenderão até o fim do ano. As atividades ocorrerão uma vez por semana com professores do Sesi, Senai e IEL. Durante este período, eles terão diversas capacitações, abordando temas como: postura, ética, empregabilidade e mercado de trabalho. Além disso, os participantes conhecerão o funcionamento das indústrias locais.
Centro Oeste
Na região Centro Oeste, o programa teve início na segunda-feira (27/06) com a aula inaugural que reuniu entidades representantes das entidades parceiras da Fiesc, como Sesi, Senai, Senac, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e TJ. O Programa deve integrar jovens de Joaçaba, Herval d’ Oeste, Capinzal e Campos Novos. Até o fim deste ano, os adolescentes participarão de diversas atividades e ações em 23 encontros.
Para Vanuza Ribeiro dos Santos Rossato, representante do TJ e responsável pelo programa Novos Caminhos da região, a expectativa é que o programa realize os sonhos de muitos jovens. “Estes adolescentes estão tendo a oportunidade de realizar seus sonhos e abrindo as portas do mercado de trabalho. Com isso, conseguiremos, cada vez mais, formar cidadãos de bem”, disse.
Conforme o vice-presidente centro-oeste da FIESC Márcio Luís Dalla Lana, “estes jovens receberão qualificação dos parceiros do programa em pequenos cursos e em diversas áreas e também receberão qualificação técnica e iniciação profissional”, disse. “A intenção do programa é de abrir as portas do mercado de trabalho para estes adolescentes”, salienta.
Na região Centro Oeste, cerca de 20 adolescentes receberão a oportunidade neste ano com formação ampla contemplando também cursos nas áreas comportamentais sobre proatividade, ética no trabalho e liderança, além da qualificação profissional.
Após o evento, os jovens tiveram oportunidade de conhecer as instalações da Unidade do Senai em Luzerna e os professores. Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função. O TJ/SC estima que nos próximos anos aproximadamente 470 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os 170 abrigos no Estado.