“Diário de Bordo de um Juiz das Causas Humanas” é o título do novo livro do Juiz João Marcos Buch, da Vara de Execução Penal de Joinville, que será lançado no próximo dia 1º de julho, às 19h, na Casa das Rosas, em São Paulo. Durante o lançamento haverá, ainda, um bate-papo com o autor e com o Defensor Público do Estado de São Paulo Giancarlo Silkunas Vay sobre o tema “Sistema de Justiça Criminal e Direitos Humanos – a (r)evolução que se deseja”.
A obra, já disponível à venda, tem introdução do Desembargador Luiz Cézar Medeiros e reúne crônicas que revelam os momentos do dia a dia de um Juiz que procura ir além das leis, artigos, incisos, parágrafos, na tarefa de fazer justiça. A obra revela também a preocupação do Magistrado com as causas humanas, bem como a sua luta para proporcionar aos detentos um cumprimento de pena em condições dignas, da forma mais justa e proveitosa possível. “O Juiz João Marcos Buch, mesmo ante todas as vicissitudes e dificuldades que enfrenta para resguardar os ‘Direitos Humanos’, acredita em dias melhores. A leitura atenta desses ‘Retratos de Vida’ nos permite acreditar também!”, destacou Medeiros.
O livro traz ainda um depoimento do Desembargador aposentado do TJ/SP e atual vice-presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Alberto Silva Franco. “Li – confesso – com extrema avidez e interesse os vários episódios que compõem a obra de João Marcos e, em cada um deles, logrei detectar a presença de um Juiz sensível e humano o qual, numa linguagem simples e envolvente, teve a capacidade de transmitir sentimentos e emoções que atingem com profundidade o âmago de qualquer leitor”, relatou.