Juíza catarinense lança livro “Ser Juiz: caminhos para a jurisdição de qualidade”

A Juíza Vânia Petermann lançará, no próximo dia 17/06, às 17h30, no Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), o livro “Ser Juiz: caminhos para a jurisdição de qualidade”. O lançamento acontecerá durante a Conferência Formação e Recrutamento de Magistrados, evento alusivo aos 55 anos da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e 30 da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC).

De acordo com a Magistrada, a obra visita o Brasil Colônia, o Império e a República até a Constituição Cidadã de 1988, demonstrando a conformação do direito à Jurisdição e o modelo do Juiz de cada tempo.  “Ao chegarmos no século XXI, mais que nunca emerge um modelo de juiz protagonista, capaz de extrair da norma jurídica o alcance necessário para atender as especificidades do caso e do contexto social. Felizmente pude atuar como formadora na Academia Judicial, percebendo que o grande desafio da formação hoje é não só trabalhar o viés técnico e humano, mas o próprio preparo pessoal e profissional para encarar essas situações em que o Juiz é visto como super-herói. Essas constatações serviram de incentivo à pesquisa que resultou nesta obra, com a orientação do Desembargador Pedro Manoel de Abreu, a qual encerra com a experiência de Santa Catarina, dos poucos Tribunais que ainda mantém a formação inicial como fase do concurso. Assim, longe de esgotar o tema, esta obra deseja incentivar a Justiça mais acolhedora, sistêmica, holística e transformadora, que cuida não apenas dos conflitos visíveis, retratados nos autos, mas também dos invisíveis, valendo-se inclusive do diálogo com outros saberes e outras instituições para tanto”, ressalta.

O livro conta com prefácio do Desembargador José Renato Nalini, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que também palestrará na referida Conferência. “Em boa hora surge esta obra ‘Ser Juiz: caminhos para a jurisdição de qualidade, fruto da erudição e idealismo da Magistrada Vânia Petermann, evidentamente vocacionada para a Magistratura. Integra aquela parcela do Judiciário que não se satisfaz com o exato cumprimento do dever, o que já é gratificante. Mergulha nesse universo complexo que é o da permanente preocupação com o aprimoramento de qualidade da prestação jurisdicional e do redesenho da missão da Justiça”, assinalou Nalini.

Currículo

Juíza de Direito no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) desde 1996. Judica no fórum do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dedica-se principalmente às áreas de direitos humanos, Poder Judiciário, educação judicial, formação do Juiz, prática forense, juizados especiais cíveis e criminais, Direito de Família, meios não adversariais de solução de conflitos e efetividade. Mestra em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí.

Diretora de assuntos acadêmicos e pedagógicos e Juíza formadora na Academia Judicial, Centro de Estudos Jurídicos/CEJUR-TJSC. Membro do Conselho técnico-científico e editorial da Academia Judicial (CEJUR-TJ/SC). Foi Professora universitária e na Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC). Atuou e atua, dentre outras atividades administrativas em comitês do TJ/SC, como gestora e implantadora de metas do CNJ para o TRE/SC, onde judicou em 1º e 2º graus de jurisdição. Foi membro da 4ª Turma Recursal, Presidente da 1ª Turma Recursal do TJ/SC e compôs a Turma de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais do TJ/SC.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *