A Juíza Vânia Pettermann, da comarca da Capital, será uma das palestrantes da Conferência de Formação e Recrutamento de Magistrados e do evento alusivo aos 55 anos da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e 30 da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC). A exposição será na próxima sexta-feira, às 16h20. Em sua palestra, intitulada “Ser Juiz”, ela fará uma abordagem sobre os desafios da Magistratura do Século XXI e a formação dos futuros Juízes no Judiciário catarinense.
Segundo Vânia, mais do que nunca, emerge um modelo de Juiz protagonista, capaz de extrair da norma jurídica o alcance necessário para atender as especificidades do caso e do contexto social. “O grande desafio da formação hoje é não só trabalhar o viés técnico e humano, mas o próprio preparo profissional para encarar essas situações em que o Juiz é visto como super-herói”, ressalta.
De acordo com a Magistrada, longe de esgotar o tema, a conferência deseja demonstrar os desafios da Magistratura do século XXI, abrindo viés à questão da formação dos futuros Juízes, visando à Justiça mais acolhedora, sistêmica, holística e transformadora, que cuida não apenas dos conflitos visíveis, retratados nos autos, mas também dos invisíveis, valendo-se inclusive do diálogo com outros saberes e outras instituições para tanto. Vânia Petermann é também Diretora de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos da Academia Judicial e pesquisadora sobre a formação para Juízes.
O evento, promovido pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Academia Judicial (AJ), será realizado no dia 17 de junho, no Pleno do TJ/SC, das 8h30 às 19h30.