A Socióloga e Professora da Universidade de São Paulo (USP) Maria Tereza Sadek será uma das palestrantes da Conferência de Formação e Recrutamento de Magistrados e do evento alusivo aos 55 anos da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e 30 da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC). Ela abordará o tema “Judiciário e Democracia”, onde discutirá os desafios e contribuição do Poder Judiciário para a qualidade da democracia. Ela também falará sobre: o Poder Judiciário no Brasil pós-1988; acesso à Justiça e Judiciário: quem são os principais usuários do Judiciário e as conseqüências na identidade da instituição; desafios e futuro da democracia.
O evento, promovido pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Academia Judicial (AJ), será realizado no dia 17 de junho, no Pleno do TJ/SC, das 8h30 às 18h.
Currículo: Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1969), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1984) e Pós-doutorado na Universidade da Califórnia e na Universidade de Londres. Atualmente é colaboradora da Fundação Getúlio Vargas (RJ), Pesquisadora sênior e Diretora de Pesquisas do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais e Professora Doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, acesso à Justiça, Constituição, Justiça e Democracia. Membro da Comissão de Altos Estudos em Administração da Justiça. Integrante do Conselho Consultivo Interinstitucional do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Conselheira do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.