Escolas Judiciárias Eleitorais reúnem-se em Florianópolis

Nas últimas quinta e sexta-feira (31/3 e 1º/4) foi realizada, em Florianópolis, a Reunião dos Coordenadores dos Grupos de Trabalhos do VII CODEJE – Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais. O evento, que contou com o apoio da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC), reuniu as Escolas de todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país para discutir projetos e ações em comum.

Abrindo os trabalhos, o presidente do CODEJE, Desembargador Luiz Fernando Tomazzi Keppen, ressaltou a presença do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), “com a perspectiva de nortear as Escolas nas atividades dirigidas aos adolescentes, tendo em vista a conexão que a entidade possui com a juventude e com a realidade brasileira”.

Já a representante da UNICEF, Gabriela Mora, resgatou o compromisso firmado no final de 2015 com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que foi proposto o desenvolvimento da cidadania das novas gerações. “Queremos colaborar com a participação do jovem na vida pública do país, através de instrumentos e materiais pedagógicos adequados aos adolescentes”, concluiu.

EJESC

Durante o segundo dia de trabalhos, o presidente da Escola do TRE-SC, Desembargador Sérgio Baasch Luz, falou sobre a estrutura diferenciada da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), ressaltando a proposta de inclusão da EJESC à própria estrutura orgânica do Tribunal. “O que também faz a diferença são as nossas ações de cidadania, como a parceria que se estabeleceu com várias instituições para apoio ao cadastramento biométrico recém-concluído em cinco cidades catarinenses”, exemplificou.

Na sequência, foi assinado o convênio de cooperação entre o Tribunal Regional Eleitoral catarinense e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), visando à implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares para o fortalecimento da democracia. Segundo o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a entidade pretende colaborar com a Justiça Eleitoral, observando a premissa de que “formar bons profissionais para a indústria e para a economia catarinense deve passar, antes, pela formação de bons cidadãos”.

Finalizando, o presidente do TRE/SC, Desembargador Cesar Abreu, reafirmou o compromisso do Tribunal com a democracia e anunciou, para breve, uma campanha institucional tendo o eleitor como público-alvo. “A ideia é formar um eleitor ético, responsável e fiscalizador do processo eleitoral”, concluiu.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE/SC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *