A Juíza Karen Francis Schubert Reimer, da 1ª Vara Criminal da comarca de Joinville, iniciou recentemente a divulgação de vídeos em redes sociais, com o objetivo de mostrar e divulgar informações sobre o funcionamento da unidade da qual é responsável. Na entrevista, abaixo, a Magistrada comenta sobre a iniciativa e também avalia o retorno que ela e sua equipe têm recebido a partir da veiculação dos vídeos. Confira:
AMC – Qual o objetivo, como e quando surgiu a ideia de lançar vídeos sobre o funcionamento da 1ª Vara Criminal de Joinville?
Juíza Karen Francis Schubert Reimer – A equipe da 1ª Crime vem analisando a ideia há aproximadamente seis meses, avaliando os prós e contras da exposição do nosso trabalho. O principal ponto negativo é a reação de algumas pessoas que ficam incomodadas com a exposição. Mas, no final, colocando tudo na balança, vimos que a sociedade tem mais a ganhar do que nós temos a perder com a transparência do trabalho da Justiça e a aproximação com a comunidade. Decidimos não ter medo da exposição, pois sabemos que estamos fazendo o que é certo. Acreditamos que quando o objetivo é sincero, o resultado será positivo.
AMC – Onde são veiculados os vídeos?
Juíza Karen Francis Schubert Reimer – Os vídeos são veiculados diariamente ao vivo no Snapchat "juizakaren" (no total cerca de 5 minutos por dia). Esses vídeos ficam disponíveis apenas por 24 horas. Por isso, salvamos todas as gravações e no final de semana lançamos um vídeo contendo todas as filmagens da semana, o qual fica disponível no Youtube, no canal: https://www.youtube.com/channel/UCxkwF-xrxySBB364RjXB2tg
AMC – A sra. já teve algum feedback a respeito dos vídeos?
Juíza Karen Francis Schubert Reimer – Tenho recebido diariamente feedbacks positivos, inclusive, de várias pessoas que afirmam ter baixado o aplicativo apenas para assistir aos vídeos. Muitos estudantes de Direito estão perguntando se é possível fazer estágio na primeira crime e outros agradecem a oportunidade de conhecer mais de perto o Poder Judiciário.
AMC – Qual a importância de se utilizar a comunicação para divulgar informações sobre o funcionamento da Justiça?
Juíza Karen Francis Schubert Reimer – Atualmente, o próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) utilizam as redes sociais para divulgar suas decisões. E isto tem sido muito positivo. Historicamente, o Poder Judiciário é bombardeado de críticas e sempre é apontado como culpado por questões de segurança pública. Está na hora de mostrarmos nosso trabalho, nossas lutas e a Justiça realizada, dentro dos nossos limites. É importante mostrar para a população como o Judiciário realmente funciona. Mostrar que não temos privilégios, não usamos carros oficiais, e trabalhamos duro como todos os cidadãos.
AMC – Existe alguma outra proposta na área de comunicação para divulgação dos trabalhos realizados pela sua unidade?
Juíza Karen Francis Schubert Reimer – Embora seja muito raro darmos entrevistas, tanto por falta de tempo quanto para manter a neutralidade, sempre disponibilizamos à imprensa nossa pauta de audiências e júris, bem como as decisões destes processos. Agora sim, esta comunicação será mais frequente e eficiente, e descobrimos que podemos fazer isso sem deixar de lado a imparcialidade necessária.