Nesta terça-feira, 26 de janeiro, o Desembargador Sérgio Izidoro Heil foi homenageado por seu trabalho em prol dos jovens que vivem em Casas de Acolhimento do Estado. Para tanto, ele recebeu uma placa de reconhecimento da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), entidade em que atua em conjunto por meio do Programa Novos Caminhos. O objetivo do projeto é qualificar e profissionalizar os adolescentes abrigados com idade a partir de 14 anos.
“Foi com surpresa e imensa alegria que recebi esta homenagem da Fiesc, nossa inestimável parceira no Programa Novos Caminhos. Agradeço o reconhecimento e, embora tenha ele sido a mim destinado, sinto-me no dever de estendê-lo a todos os participantes do programa, oriundos da FIESC, da AMC e do TJ/SC, sem os quais não conseguiríamos os expressivos resultados já obtidos. Tenho certeza que, com a participação de todos, teremos cada vez mais êxito no firme propósito de auxiliar nossos jovens, capacitando-os para a vida profissional e permitindo-lhes uma vida de dignidade e integração com a sociedade”, ressaltou o Magistrado.
BALANÇO – O Programa Novos Caminhos, uma parceria entre a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Fiesc, iniciou em 2013, por meio de um projeto piloto na comarca de Chapecó. No decorrer de 2014, foi implantado, também, em Blumenau, São Miguel do Oeste, Itajaí, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Criciúma, e Joinville, denominadas comarcas polos. Em 2015, o programa expandiu-se para mais quatro comarcas polos: Tubarão, Brusque, Lages e Rio do Sul, totalizando o atendimento em 94 das 111 comarcas do Estado.
Até agora, 426 adolescentes foram incluídos no programa, sendo que 63 deles já estão inseridos no mundo do trabalho. Neste ano, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) também estará engajada e há, ainda, a previsão de que o Novos Caminhos seja ampliado para outras três comarcas polos – Joaçaba, Caçador e Concórdia.