Proposta de ampliação do número de Desembargadores elegíveis para cargos de direção estará na pauta do Pleno de amanhã

Além das movimentações na carreira da Magistratura, estará na pauta da sessão de amanhã (16/9) do Tribunal Pleno a proposta que prevê a possibilidade de todos os Desembargadores serem elegíveis para os cargos de direção do Tribunal. O pedido, recentemente aprovado por unanimidade pela Comissão de Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), havia sido feito pelo Desembargador Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço e reforçado pelo Desembargador Ricardo José Roesler, no sentido de solicitar a alteração das normas regimentais, ampliando a possibilidade de escolha para os cargos diretivos do TJ catarinense.

A proposta também ganhou o apoio da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). No pedido encaminhado ao TJ/SC, a AMC sustenta que "a iniciativa está em consonância com os anseios da Magistratura nacional, que clama pela efetiva democratização interna do Poder Judiciário – o que somente se completará com o incremento do quadro de elegíveis (em princípio, dentre todos os Desembargadores que integram o Tribunal de Justiça) e com a ampliação do colégio de eleitores, a abarcar a totalidade de Juízes de Primeiro e Segundo Graus".

O acolhimento da proposta representará passo histórico importante, colocando o Tribunal de Justiça de Santa Catarina na mesma linha democrática e de vanguarda de outros Tribunais do país.

Clique aqui para ver a íntegra do ofício encaminhado pela AMC ao TJ/SC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *