Na contracapa do livro, o escritor Luis Fernando Veríssimo deixa seu recado ao autor catarinense: "Admirável. Foi a única palavra que me ocorreu ao saber da iniciativa do Juiz Corregedor João Marcos Buch. A de proporcionar a leitura a apenados na cidade de Joinville. 'Admirável' não é uma palavra que se gaste, como elogios protocolares. De quantas coisas e pessoas se pode dizer, hoje em dia, que merecem nossa admiração sincera, sem qualificativos e ressalvas? E João Marcos Buch também é cronista, com uma também admirável percepção do que há de humano e resgatável em qualquer indivíduo". A renda do autor será destinada ao Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz.
Sinopse
Muitas pessoas têm o conceito de que a Justiça, com inicial maiúscula, serve para punir os indivíduos por seus malfeitos, a fim de que aprendam e não repitam os delitos. Além do encarceramento, que em si já é algo bastante punitivo, há pouca preocupação com as condições mais mínimas de vida dos apenados e presos, já que supostamente representam a escória da sociedade e ameaçam-na com sua presença.
Não é a visão do autor das crônicas reunidas neste livro, que as escreveu com base em reflexões surgidas de seu dia a dia como Juiz. Um livro para todos que se interessam pela busca de um mundo com Estado e Justiça preocupando-se não apenas em punir, mas em fazer por onde punir seja a última alternativa.
Currículo
O Juiz João Marcos Buch nasceu em Porto União – SC. Juiz de Direito, titular da 2ª Vara Criminal de Joinville – SC. Mestrado em Hermenêutica Constitucional na Universidade do Vale do Itajaí e pós-graduado em Direito Contemporâneo pela Universidade do Contestado e em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal da Universidade Federal do Paraná.