Representantes da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) reuniram-se, na noite de ontem (23/07), no Centro de Convivências da AMC, em Florianópolis, em um encontro institucional para comemorar os resultados do projeto Novos Caminhos, que já completa três anos.
Em um café da manhã com a FIESC em 2012, em Joinville, o Juiz Sérgio Luiz Junkes, então presidente da AMC, trouxe para o debate a sua preocupação com as crianças e adolescentes que vivem em abrigos no Estado. Foi aí que nasceu o projeto, que já está em andamento nas regiões Oeste, Norte, Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Este ano, o programa será implantado também em Caçador e Joaçaba.
Ao todo, Santa Catarina possui 170 programas sociais, que acolhem 1,3 mil crianças e adolescentes, dos quais 373 têm mais de 14 anos. Desde que foi criado, o Novos Caminhos já atendeu 171 jovens com os cursos de iniciação profissional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Desse grupo, 108 realizam ou realizaram cursos profissionais (técnicos, de qualificação e de aprendizagem industrial) do SENAI, sendo que mais de 30 jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho.
O êxito alcançado pela corrente que se formou para fazer o bem foi destacado pelos Presidentes da AMC, Juiz Odson Cardoso Filho, do TJ/SC, Desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins, e da FIESC, Glauco José Corte, em momento que contou com a presença e o prestígio dos mais altos dirigentes das três Instituições.