O Juiz Odson Cardoso Filho assumiu, na manhã deste sábado (14/03), para um mandato de três anos, a presidência da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), durante solenidade de posse realizada no Auditório Solon d’Eça Neves, na Sede Administrativa da Entidade, em Florianópolis. Ele sucederá o juiz Sérgio Luiz Junkes, que já retornou às suas atividades na Comarca da Capital.
Também foram empossados a Juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer (1ª Vice-Presidente), além dos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Participaram do evento diversas autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, bem como representantes de diversos segmentos da Sociedade, entre eles, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC).
Em sua despedida, o Juiz Sérgio Luiz Junkes agradeceu o apoio dos colegas e destacou a experiência vivida ao longo dos últimos três anos, e trabalho que procurou aliar ações de valorização da classe e de aproximação com a Sociedade. “Completo hoje um dos mais importantes ciclos da minha vida. Com sinceridade, devo dizer que este foi um período muito gratificante, de imenso aprendizado, no qual pude me lançar no exercício constante da liderança, da paciência, da ponderação, da serenidade e, fundamentalmente, do respeito e admiração aos nossos magistrados. Quero desejar ao colega Odson, aos seus vice-presidentes, bem como aos demais diretores, uma gestão profícua, calcada na ética, no respeito aos nossos associados e, principalmente, uma gestão que conjugue a valorização e defesa intransigente dos direitos e prerrogativas dos nossos juízes com um trabalho de aproximação com o cidadão, meta das mais necessárias e importantes, a qual terá o condão de mostrar à opinião pública o nosso comprometimento na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, ressaltou.
O novo Presidente da AMC saudou os presentes e manifestou a sua disposição em assumir a direção da Entidade, que representa os juízes e desembargadores de Santa Catarina. Em seu pronunciamento destacou: “Concentramos e carregamos as angústias e os anseios de juízes e desembargadores, de hoje e de sempre, de tornar efetiva a prestação da jurisdição, de cumprirmos com eficiência e eficácia nosso papel em favor da comunidade e de, consequentemente, alcançarmos o fortalecimento do Estado e de suas Instituições. Assim, a Associação é via e instrumento de crítica, de cobrança, de aperfeiçoamento e de valorização profissional, trazendo ao debate não só os problemas e os defeitos da estrutura, mas igualmente apontando sentido e soluções. Por sermos idealistas, estamos sempre engajados no aprimoramento do Poder Judiciário, colocando-nos como aliados de sua Administração, aqui no Estado capitaneada com extremo zelo pelos ilustres Desembargadores Nelson Juliano Schaeffer Martins, José Antônio Torres Marques e Luiz Cezar Medeiros. Atentos a isso, buscamos vez e voz, participação no planejamento e no acompanhamento da execução, além de oportunidade para integrarmos os processos de escolha.” E sobre a atuação do Magistrado, enfatizou: “Em qualquer meio e instância, somos intransigentes na defesa das garantias e prerrogativas inerentes ao cargo e á função, que não abdicamos por apego ou vaidade, mas por representar salvaguarda a aqueles que nos procuram e que exigem a necessária isenção na solução das lides e dos pedidos dirigidos aos diversos juízes e tribunais. A independência funcional é a nossa base de sustentação. Ao decidir, nós magistrados devemos lealdade à própria consciência – que carrega precisos valores amealhados na família, na formação e na experiência -, isto enquanto buscamos a verdade real e fazemos aplicar o ‘Direito vivo’ ao caso concreto. Noutra linha, voltamos olhar e dispensamos atenção à sociedade que nos rodeia”. Ao fim, reiterou o compromisso de um dirigir seguro e sereno das coisas e interesses da Classe.
Clique aqui para ver a íntegra do discurso do novo presidente da AMC, Odson Cardoso Filho.
Confira a nominata dos novos membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da AMC:
Diretoria Executiva
Odson Cardoso Filho – Presidente
Jussara Schittler dos Santos Wandscheer – 1ª vice-presidente
Osvaldo João Ranzi – 2º vice-presidente.
Conselho Deliberativo
Titulares
Samir Oséas Saad
Júlio César Machado Ferreira de Melo
Artur Jenichen Filho
Rafael Brüning
Caroline Bündchen Felisbino Teixeira
Camila Coelho
Antônio Augusto Baggio e Ubaldo
Suplentes
Anuska Felski da Silva
Pedro Aujor Furtado Júnior
Renato Guilherme Gomes Cunha
Túlio José Moura Pinheiro
Ana Paula Amaro da Silveira
Conselho Fiscal
Titulares
Stanley da Silva Braga
Juliano Serpa
Maurício Fabiano Mortari
Suplentes
Francisco Carlos Mambrini
Maximiliano Losso Bunn
Augusto César Allet Aguiar