O Juiz de Direito de 2º Grau Júlio Cesar Machado Ferreira de Melo é o mais novo membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ). Ele passa a ocupar a cadeira nº 22, que tem como patrono o próprio pai Ari Kardec Bosco de Melo, ex-professor de Direito Tributário da UFSC. A cerimônia de assinatura de posse, quando Melo recebeu a samarra e a medalha de acadêmico, ocorreu na noite da última sexta-feira (24) no plenário da OAB/SC. O conselheiro estadual Alexandre Evangelista Neto representou a diretoria da Seccional no evento.
Mestre em Ciências Jurídicas pela Univali, o Juiz iniciou sua carreira na magistratura em janeiro de 1993, atuou como auxiliar da presidência do TJ/SC e registrou duas passagens pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Tenho plena ciência de minhas limitações, que serão abrandadas na companhia dos demais colegas que me acompanharão aqui. É com orgulho e humildade que assumo a cadeira 22, em honra ao nome de meu pai”, disse no discurso de posse.
Coordenada pelo presidente da ACALEJ, Cesar Luiz Pasold, a solenidade ainda contou com outras duas homenagens. A obra Salário-Educação, de Ari Kardec Bosco de Melo, publicada em 1976, pioneira na vinculação de educação e receita, recebeu um culto de louvor e inaugurou uma nova fase do proscênio sublime ao ser a primeira obra depositada no átrio da Academia. “O átrio é um manto que revestirá de forma vitalícia todas as obras que passarem por ali”, define Pasold.
O desembargador Tycho Brahe Fernandes Neto – pioneiro do Direito Ambiental no Estado e autor do livro Direito Ambiental, uma necessidade, lançado em 2003 – também foi lembrado e aplaudido durante a noite.
Com a posse de Júlio Cesar, a Acalej passa a ter, agora, 15 acadêmicos. A meta, seguindo o estatuto, é chegar aos 40 membros até 2016 – número total de cadeiras disponíveis na Academia. Ainda este ano, outros três profissionais também serão tomarão posse _ o delegado especial César Amorim Krieger (no dia 26 de novembro), o advogado Ruy Samuel Espíndola (no dia 28) e Umberto Grillo (em 3 de dezembro). (Fonte: Assessoria de Imprensa da OAB/SC)