O diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Alexandre dos Santos Cunha, será um dos palestrantes desta edição do Congresso Estadual de Magistrados, onde falará sobre “Obstáculos à efetividade da Justiça: desafios e soluções”. Ele debaterá o tema juntamente com o filósofo e mestre em Educação Mario Sergio Cortella.
O evento, promovido pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), será realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no hotel Majestic, em Florianópolis, com o tema “Efetividade da Justiça: um compromisso da magistratura em favor da sociedade”. Para o evento foram convidados especialistas nacionais para falar sobre os desafios do Judiciário.
Cunha é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestre em Direito Civil (2003) e doutor em Fundamentos da Experiência Jurídica (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele integra o IPEA desde 2009, onde atua na área de estudos jurídicos empíricos, com ênfase em direito e políticas públicas, organização do sistema de Justiça, rotinas e procedimentos judiciais.
Antes de ingressar no serviço público, foi pesquisador visitante na Universidad de los Andes (2004), professor e pesquisador na Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (2003-2009), na Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul (2000-2006) e no Centro Universitário Ritter dos Reis (1999-2004).