O Congresso Estadual de Magistrados contará, este ano, com a participação especial de Mário Sérgio Cortella, filósofo, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O evento, promovido pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), será realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no hotel Majestic, em Florianópolis, com tema “Efetividade da Justiça: um compromisso da magistratura em favor da sociedade”. Para o evento foram convidados especialistas nacionais para falar sobre os desafios do Judiciário.
Mário Sérgio Cortella também é professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação. Durante o evento, ele abordará o tema “Obstáculos à efetividade da Justiça: desafios e soluções”, juntamente com Flávio Crocce Caetano, secretário de Reforma do Judiciário, e Marcelo Neri, ministro para Assuntos Estratégicos e Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Cortella é também membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo.
Entre os seus livros publicados estão os best-sellers “Qual é a tua obra?” e “Não Nascemos Prontos”, além de “A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos”, “Nos Labirintos da Moral”, “Provocações Filosóficas”, “O que a Vida me Ensinou – Viver em Paz para morrer em Paz”, “Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas”, “Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade”, “Não se desespere!”, “Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto”, “O que é a Pergunta?” “Política: Para Não Ser Idiota”, “Vida e Carreira: um equilíbrio possível?”, “Educação e Esperança: sete reflexões breves para recusar o biocídio”, “Vivemos Mais! Vivemos Bem? Por Uma Vida Plena”, “Ética e Vergonha na Cara!”, “Pensar Bem Nos Faz Bem!”, entre outros.