O presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Juiz Sérgio Luiz Junkes, acompanhado do presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Juiz de Direito de 2º Grau, Odson Cardoso Filho, fez, na tarde de hoje (01/08), uma visita institucional ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), Desembargador Vanderlei Romer.
Junkes aproveitou a oportunidade para convidar o TRE catarinense a participar da campanha Tudo a Ver. “O nosso objetivo é proporcionar aos jovens estudantes informações que visem ampliar os seus conhecimentos em relação ao pleno exercício da cidadania, por meio de uma linguagem clara, objetiva e de fácil compreensão acerca temas ligados ao Direito, aos Poderes do Estado e à Política”, pontuou.
A ideia, segundo Junkes, é aproximar a Justiça e a magistratura catarinense da sociedade e ao mesmo tempo oferecer aos jovens a possibilidade de agregar conhecimento ao conteúdo repassado em sala de aula aos alunos. O projeto, cujo público-alvo são os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino estadual e das escolas particulares, também tem como objetivos específicos apresentar aos jovens as instituições democráticas de seu Município, Estado e País; desmistificar e familiarizar os jovens com os temas do universo jurídico e político; estimular a cultura do debate entre os estudantes, tendo como foco assuntos ligados ao exercício da cidadania; e contribuir para que os jovens possam votar de forma consciente nas próximas eleições.
De acordo com o presidente da AMC, a proposta central do projeto Tudo a Ver é fazer com que os magistrados catarinenses reúnam-se com os estudantes nas escolas de suas respectivas comarcas e repassem a estes um rico conteúdo gerado a partir dos tópicos elencados nos objetivos geral e específicos do projeto.
O presidente do TRE garantiu apoio ao projeto, que deverá ser colocado em prática até o final deste mês. “A Justiça Eleitoral tem ampliado cada vez mais a sua responsabilidade, no sentido de garantir a credibilidade do processo eleitoral junto à sociedade. Portanto, podem contar conosco neste projeto”, ressaltou. Romer aproveitou para informar que em breve Santa Catarina receberá a visita de observadores internacionais, os quais virão para conhecer os avanços da Justiça Eleitoral brasileira.