Dezenove jovens assistem, amanhã (13/06), a aula inaugural do projeto Novos Caminhos, iniciativa da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). O programa tem como objetivo é promover a capacitação de adolescentes de 14 a 18 anos que estão em casas de acolhimento. O evento terá início às 14h30, no Senai de Xanxerê. Também participam da aula a Juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, diretora do Fórum local, o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Marcionei Mendes, e o empresário Waldemar Antonio Schmitz.
O projeto Novos Caminhos, lançado em 2012, consiste na capacitação em temas como comportamento, pró-atividade, ética no trabalho e liderança, ministrados pelo IEL. Depois os jovens são encaminhados para cursos de qualificação profissional do SENAI e, se for necessário, para a educação de jovens e adultos, do SESI. O projeto experimental foi realizado no segundo semestre de 2012, em Chapecó, onde 13 jovens realizaram a capacitação da primeira fase.
O programa atende cada jovem de forma individual e diferenciada. Antes de começar o ensino profissionalizante, por exemplo, eles são acompanhados pela equipe do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para identificar as reais necessidades de cada um. Ele está inserido, também, dentro do Movimento da Indústria pela Educação, que a FIESC coordena com o objetivo de contribuir para superar a fragilidade da educação nos aspectos relacionados à escolaridade, à qualificação profissional e à qualidade do ensino.
O projeto piloto iniciou em Chapecó, em 2013, e já formou a primeira turma. Agora, serão contempladas as regiões da Grande Florianópolis, Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages, Chapecó e São Miguel do Oeste. Para 2014, a expectativa é atender 190 jovens, em aproximadamente 100 municípios catarinenses.