Magistrados e jornalistas debatem o processo eleitoral no Brasil

No próximo dia 10 de junho, a quinta edição do Simpósio Judiciário e Imprensa reunirá operadores do Direito e profissionais da Comunicação para debater as eleições 2014. O evento é organizado pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI)/Casa do Jornalista,  com o intuito de oferecer informações relevantes sobre o processo eleitoral, contribuindo para uma cobertura com equilíbrio, ética e transparência.
 
“Às vésperas de uma eleição nacional desta magnitude e importância, nada mais oportuno do que discutir as nuances do sistema eleitoral”, resume o Juiz Romano José Enzweiler, um dos palestrantes do evento. O magistrado acredita que essa interação é essencial para um aprendizado recíproco e sem barreiras.
 
Neste sentido, concorda com ele o comentarista político Moacir Pereira, quando afirma que o evento “constitui-se uma oportunidade de relacionamento entre os magistrados que coordenam o processo e os jornalistas que fazem a cobertura das eleições, possibilitando explicações de pontos críticos da lei eleitoral”.
 
A palestra de abertura será às 8h30, com o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), Desembargador Sérgio Baasch Luz. Em seguida, serão realizados dois painéis, a partir dos quais os participantes terão a oportunidade de fazer as suas intervenções para tirar dúvidas e contribuir com os temas abordados.
 
“É de fundamental importância, este evento, considerando que o Judiciário e a Imprensa desempenham papel determinante na engrenagem eleitoral. Por isso, o debate serve para aperfeiçoar o processo como um todo, ainda mais que o Congresso e os últimos governos têm adiado de forma interminável a indispensável reforma política”, considerou o jornalista Cláudio Prisco Paraíso, que participará do evento.
 
O encontro, mais do que propiciar um debate de alto nível técnico sobre aspectos inerentes ao pleito eleitoral, representa um grande passo em direção ao aperfeiçoamento das instituições democráticas em favor da cidadania catarinense. Neste sentido, o simpósio conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC).
 
"A relevância do evento demonstra-se não apenas pela sua atualidade, mas, sobretudo, pelo reconhecimento do papel desempenhado pela imprensa no processo de construção da democracia e, por consequência, na concretização do ideal da plena cidadania, que perpassa pelo acesso à informação e também pelo fomento à conscientização crítica da população em geral”, enfatizou o Desembargador Ronei Danielli, palestrante do simpósio.
 
As vagas são gratuitas e limitadas, por isso, para participar é necessário fazer a inscrição no site: www.amc.org.br/eventos/simposio2014. Aos participantes serão fornecidos certificados de participação.
 
SERVIÇO
O quê? V Simpósio Judiciário e Imprensa
Quando?   10 de junho, a partir das 8h30
Onde? Auditório Solon d’ Eça Neves (Sede administrativa da AMC, na Rua dos Bambus, 116, Itacorubi, em Florianópolis/SC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *