A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) reuniu, na tarde desta quarta-feira (21), as suas associadas pensionistas para o terceiro encontro estadual. Durante a programação, as senhoras tiveram a oportunidade de ouvir representantes do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV) e ter uma palestra sobre bem estar e envelhecimento com a fisioterapeuta Ana Beatriz Tonon Cherem.
O evento foi organizado pela diretora do Departamento das Pensionistas, senhora Elizabeth Gomes de Mattos, em conjunto com os setores de Serviço Social, Psicologia e Jurídico da AMC. Na ocasião, representou o presidente da AMC, o Juiz de Direito de 2ª Grau, Odson Cardoso Filho. Ele apresentou um histórico da caminhada das pensionistas, durante os últimos anos. “Esta missão deve ser munida pela AMC, que representa o interesse de todas vocês”, pontuou.
O presidente do IPREV, Adriano Zanotto, presente ao encontro, garantiu que, na medida do possível, está trabalhando para criar mecanismos para dar mais celeridade aos processos relacionados a pensionistas. Com isso, ele falou brevemente sobre a realidade da previdência social do Estado e dos problemas que encontra. “Nosso grande desafio, sem dúvida, é descobrir uma fórmula para equilibrar as contas do caixa”, reforçou.
Junto dele, o gerente de Pensões, Lourisvaldo Paulo Andrade, mostrou a complexidade dos números da folha de pagamento do instituto, apresentou a fundamentação legal e as regras para as pensões. Andrade se colocou à disposição também para responder os questionamentos e dar orientações as pensionistas. “Levar esse conhecimento dessa forma é uma iniciativa inédita e a AMC merece o nosso reconhecimento”, pontuou.
“O papel da Associação e da Elizabeth tem sido fundamental em auxiliar as pensionistas, já que tudo é mais complicado”, considerou a filha da senhora Maria Helena de Freitas Ribeiro, ao explicar que as pensionistas, diferente dos aposentados, não estão familiarizadas com o mundo jurídico e as suas exigências. Neste sentido, também, a senhora Loiva Maria Bernardo Pretto, agradeceu o empenho da diretora. “Enquanto estou na minha casa, você está lutando por nós. Você é a pessoa que precisamos. Obrigado”, registrou.
Agradecida, pela presença de todos, Elizabeth afirmou que este evento é um momento histórico. “Esse ano as coisas estão caminhando bem melhor, com avanços significativos”, avaliou.
Para encerrar, a AMC ofereceu um café de confraternização para as pensionistas presentes, na sede administrativa da entidade, em Florianópolis.