A dor e o pesar foram os sentimentos compartilhados por todos – familiares amigos e magistrados – no sepultamento do Desembargador José Volpato de Souza, hoje (14), no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. O falecimento ocorreu na tarde de ontem, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), onde estava internado desde o último sábado (8). O magistrado deixa viúva, a senhora Sônia, e os filhos Marcelo e Solange.
“Magistratura de Santa Catarina perde um de seus mais dedicados e humanos juízes. Um homem sempre disposto a servir, por isso encarou a vida e trabalho com muito otimismo. Ele exerceu a atividades com zelo, dignidade e honradez. Sua longa história, de mais de 35 anos dedicados à Justiça é o legado que o Desembargador Volpato deixa para a sua família, amigos e catarinenses”, considerou, emocionado, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins.
Em nome da família, a irmã mais velha do magistrado, Maria Volpato de Souza, agradeceu o apoio que receberam no dia de hoje e, também, todo carinho e atenção dispensados durante o tratamento. Entre as qualidades do irmão, ela fez questão de pontuar três: “carinhoso, trabalhador e dedicado à família”.
Presente na solenidade de despedida, o presidente da Associação dos Magistrados Catarinense (AMC), Juiz Sérgio Luiz Junkes, ressaltou que tanto a magistratura como a sociedade catarinense perdem um grande homem. “Ele deixou, entre nós, uma legião de admiradores. Um magistrado brilhante, que foi sempre muito estimado por onde passou. Sem dúvida, deixará saudades”, considerou.