A Academia Judicial (AJ) do Tribunal de Justiça realizou nesta sexta-feira, 14, no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a aula de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento – Teoria da argumentação Jurídica.
Durante a solenidade de abertura, o Diretor de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos da AJ, Paulo Froes Toniazzo, prestou uma homenagem ao Desembargador José Volpato de Souza, que faleceu nesta quinta-feira, 13. "É importante conhecer o trabalho de nomes tão importantes para a magistratura catarinense, que vai deixar um legado de trabalho exemplar, homem honrado e um grande colega", destacou.
Na sequência, ele destacou a importância da compreensão teórica e da escrita para o trabalho do magistrado. "Tenho como exemplo a Corregedoria, onde se percebe uma dificuldade do juiz em argumentar o seu posicionamento em textos escritos. E no Judiciário há a necessidade de produzir convencimento, visando à solução de conflitos”, disse. Os trabalhos foram conduzidos pelo professor de direito da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Luiz Henrique Urquhart de Cademartori.