A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) informa que o corpo do Desembargador João Eduardo de Souza Varella, falecido hoje (09/02), anos 74 anos, em Florianópolis, por volta das 11h30, será velado, a partir das 16h, na capela do crematório Vaticano, em Balneário Camboriú. A cerimônia de cremação será realizada no mesmo local, às 20h de hoje (09/02).
João Eduardo Souza Varella era natural de Joaçaba (SC). Iniciou a carreira na magistratura catarinense como Juiz substituto na Comarca de Concórdia, em 1973. Atuou como Juiz de Direito nas Comarcas de Itapiranga, Tangará, Palmitos, Campos Novos, Joinville e Capital. Foi o primeiro magistrado a ingressar no TJ como Juiz de Direito Substituto de 2º Grau, em 1994. Dois anos mais tarde, em 1996, foi promovido ao cargo de desembargador. Atuou na presidência do TRE na gestão 2008-2009. Comandou o tribunal eleitoral durante as últimas eleições no Estado e, sob sua responsabilidade, viabilizou projeto piloto do TSE com a realização de eleições por urnas biométricas na comarca de São João Batista.
O Desembargador João Eduardo Souza Varella foi eleito primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) em fevereiro de 2009, por ocasião da aposentadoria do Desembargador Alcides Aguiar. No dia 13 de fevereiro do mesmo ano, ele assumiu a presidência do TJ/SC, no lugar do desembargador aposentado Francisco de Oliveira Filho, permanecendo no posto até fevereiro de 2010.
Aos familiares, a AMC apresenta as suas sentidas condolências, rogando a Deus que lhes dê forças para enfrentar este difícil momento.