Com o tema “Magistrado: Vida, Profissão e Saúde – Repercussão nas Decisões Judiciais”, a Associação Cearense de Magistrados (ACM) realizou, nos dias 17 e 18 de outubro, o IV Encontro da Magistratura Cearense (EMC 2013). O evento contou com a participação do presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Sérgio Luiz Junkes, que falou sobre o estado crescente de estresse e doenças ocupacionais a que estão sendo submetidos os magistrados por conta do excesso de trabalho, bem como apontou soluções, para assim, garantir a eles condições de exercerem seu papel de julgadores.
“O magistrado está, cada vez mais, envolvido com uma pesada carga processual, somado a uma inadequada estrutura de trabalho. Debater as implicações na saúde e encontrar soluções para superar esses desafios, visando o bem-estar e o bom desempenho profissional, é de suma importância e uma preocupação crescente da magistratura", ressaltou Junkes.
Os debates ficaram a cargo de estudiosos e profissionais das áreas da Psicologia e do Direito, como Augusto Cury (psiquiatra e escritor), Ana Beatriz Barbosa (psiquiatra), Marilda Lipp (psicóloga), Cláudio Baldino Maciel (desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros), Mantovanni Colares Cavalcante (juiz de Direito).
O encontro contou ainda com a participação do jornalista Caco Barcellos, que abordou o contexto da crescente cobertura da imprensa ao Judiciário.