Eles moram em cidades diferentes e treinam em regiões distintas. Mas, apesar da distância, sete magistrados estão unidos para participar do Mountain Do – Lagoa da Conceição, em Florianópolis, de 11 a 13 de outubro. A competição de corrida de montanha é pioneira no Brasil e foi inspirada na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas européias. É um desafio entre trilhas e montanhas, integrando natureza e superação.
“Essa corrida é composta por 73 km em volta da Lagoa da Conceição e cada magistrado será responsável por um trajeto que varia entre cinco e 12 km, passando por areia, estrada de chão, trilhas e morros”, explica o treinador Santiago Mendonça, de Criciúma. Ele percebe que, aos poucos, o esporte vem ganhando adeptos. “Vejo isso a cada prova e graças a iniciativa das juízas Caroline Bündchen e Claudia Marinho, que já correm há algum tempo e divulgam para os demais”, pontua.
Recentemente, um levantamento feito pelo Serviço Social da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) mostrou que 80% dos juízes estaduais praticam atividade física. Desses, aproximadamente 15% optaram pela corrida.
Além dos magistrados, três cônjuges e uma convidada também integram o time. Desses 11 atletas, oito vão compor a mesma equipe, um octeto misto, e os outros três correrão integrados a equipe da Pro Runner. Os integrantes do octeto misto são: Humberto Goulart da Silveira; Marco Aurélio Ghisi Machado; Sílvio Dagoberto Orsatto; Fernanda Pereira Nunes; Renato Araújo Travassos Faria; Rodrigo Coelho Rodrigues; Graziela Schmitt Rodrigues e Carmylícia. E os demais atletas são: Caroline Bündchen Felisbino Teixeira; Danilo Teixeira e Giancarlo Bremer Nones.
O diferencial do Mountain Do é estar alinhado com os princípios da sustentabilidade, preocupado com a preservação da natureza e a conservação dos locais. Além disso, o evento visa integrar a comunidade local, criando oportunidades de renda para a população através do comércio e da prestação de serviços de forma que valorize e proteja o meio ambiente.
A inscrição dos magistrados no evento é custeada pela AMC.