Cerca de 90 lideranças da magistratura nacional participaram, ontem, no Rio de Janeiro, do lançamento oficial da chapa Unidade e Valorização, encabeçada pelo juiz João Ricardo dos Santos, candidato da oposição à presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) foi representada no evento pelo seu presidente, juiz Sérgio Luiz Junkes, acompanhado dos magistrados catarinenses Stanley da Silva Braga, Antônio Augusto Ubaldo e Camila Coelho.
A chapa tem o apoio de 27 associações regionais, 75% estão contra a atual gestão – três em cada quatro entidades de representação da magistratura filiadas à AMB. A eleição direta para os tribunais de Justiça é uma das principais bandeiras defendidas pelo grupo. Entre as críticas à atual gestão da entidade, que acabaram por provocar o expressivo apoio à candidatura do gaúcho João Ricardo dos Santos, está a falta de articulação em defesa dos interesses da magistratura e a baixa representatividade da categoria.
“A Magistratura não se sente respeitada. Vemos a inação de nossa entidade de classe e a não ocupação do espaço público pelos juízes”, salientou João Ricardo. Ressaltou, ainda, a necessidade de se discutir o modelo tributário e o pacto federativo, além da luta incessante pelas prerrogativas da magistratura.
O presidente da AMC também defendeu a eleição direta nos tribunais, considerada por ele um dos principais instrumentos de democratização da Justiça. Junkes acrescenta que outras bandeiras de igual importância para a magistratura também integram a plataforma de campanha do grupo, entre elas, a luta contra as PECs 53 e 33, que limitam a atuação dos magistrados. “Temos plena convicção de que o colega João Ricardo reúne todas as condições para bem representar a magistratura brasileira, devolvendo a ela o prestígio e o respeito da classe e da sociedade como um todo, valorizando, assim, os relevantes serviços prestados por juízes de todo o País a milhares de cidadãos brasileiros”, pontuou.
A eleição da AMB acontecerá em novembro. Mais informações sobre a proposta da Unidade e Valorização estão no site www.unidadeevalorizacao2013.com.br
Sobre o candidato a presidente
João Ricardo Costa é Juiz de Direito, titular do 1º Juizado da 16ª Vara Cível de Porto Alegre. Ex-presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e líder do Movimento Unidade e Valorização.
O que é a chapa Unidade e Valorização?
É a união de magistrados de diferentes ramos e regiões do país que buscam a unidade e valorização da magistratura. O principal objetivo dessa chapa é a mudança completa dos rumos da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) com o resgate da credibilidade da entidade e da representação nacional da magistratura.