O lançamento da campanha “Conte até 10”, do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), na região de Caçador ocorreu hoje (10), com a presença do lutador de MMA Júnior Cigano. A iniciativa, que visa à prevenção de homicídios cometidos por impulso, motivos fúteis e ações impensadas, tem o apoio dos juízes da Comarca. Por isso, o juiz de Direito André Milani, que atua na 1º Vara Cível, esteve presente para representar o Foro e prestar apoio ao projeto, que considera importante.
A proposta é sensibilizar a sociedade para a tolerância diante de situações que são propensas ao conflito, como discussões em bares, no trânsito, no ambiente doméstico, nas escolas, entre vizinhos e outras. Alunos de diversas escolas da rede pública do município marcaram presença. Para o promotor Glauco José Riffel, os bons resultados esperados só serão possíveis com o apoio da magistratura. “Em diversas iniciativas é preciso unir forças para que a ideia seja aprofundada e alcance a sociedade”, considerou. Ele também agradeceu o amparo que já tem recebido dos juízes na região. “A contribuição poderá ser na divulgação e orientação da população, para evitar que a banalidade gere violência”, explicou o procurador geral de Justiça, Lio Marcos Marin, sobre o que espera dos magistrados.
Os adolescentes infratores do Centro de Atendimento Sócio Educativo Provisório (CASEP) estiveram presentes na solenidade. Para a assistente social e coordenadora da instituição, Caroline Spagnolo, iniciativas como essa são importantes para incentivar a mudança de comportamento dos jovens e, sobretudo, prepará-los melhor para a ressocialização.
A campanha foi criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). As peças nacionais são estreladas pelos atletas: Anderson Silva, Junior Cigano, Leandro Guilheiro e Sarah Menezes, que participam da iniciativa sem cobrar cachê.