A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) convida os magistrados para prestigiarem a apresentação do trabalho de dissertação de mestrado “Avaliação da Carga Mental de Trabalho em Magistrados do Poder Judiciário de Santa Catarina", que será realizada nesta quinta-feira, às 9 horas, na sede da AMC.
A tese que será defendida pela servidora Edilene Zilma Espíndola, enfermeira lotada na Diretoria de Saúde do Tribunal de Justiça (TJ/SC), foi realizada com a participação de 15 desembargadores e teve como objetivo identificar os principais fatores de carga mental de trabalho.
Como resultado, Edilene observou que “a demanda mental é afetada em grande proporção” durante as sessões de julgamento. Houve elevação dos resultados dos indicadores fisiológicos na maioria dos magistrados, especialmente na pressão sanguínea. Sabendo que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um importante problema de saúde e um fator de risco modificável, segundo a servidora, são necessárias medidas de prevenção e promoção à saúde dos magistrados, assim como mudanças de hábito, entre eles o sedentarismo, tabagismo e sobrepeso.
Entre os avaliadores da banca de mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estará o presidente da AMC, Sérgio Luiz Junkes.