AMC encerra I Programa de Orientação para a aposentadoria

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) promoveu, na última sexta-feira, 7 de junho, o último encontro do I Programa de Orientação para a Aposentadoria, no Centro de Convivência da entidade. Desta vez, o assunto em pauta foi “Projetos de vida futura para a aposentadoria”.

Os trabalhos tiveram a coordenação da psicóloga e professora Dulce Helena Soares e também contaram com a participação da psicóloga da AMC, Rosimeire Reis Bento. Fazendo um balanço deste projeto pioneiro, o presidente da AMC, juiz Sérgio Luiz Junkes, falou sobre o desafio de implantar uma nova cultura na instituição, para que os magistrados possam ter uma orientação adequada para encerrar a carreira e ingressar em outra etapa – a aposentadoria. "Essa preocupação com a aposentadoria é vista como algo definitivo e a se ampliar", garantiu. Ele ainda pontuou que este é o primeiro passo para dar continuidade a este espaço de valorização. “Tem sido a praxe ao longo dos anos o magistrado se aposentar sem qualquer orientação antecedente. Em razão disto são comuns os relatos de colegas nossos que dão conta de como esta transição pode ser cercada de muito sofrimento e causar, inclusive, danos psíquicos profundos. Nosso objetivo, nosso desafio com a iniciativa deste novo programa é mudar este quadro”, explicou.

Além da participação de magistrados inativos e dos que estão prestes a se aposentar, o encontro também contou com a presença daqueles que ainda possuem um bom tempo de trabalho destinado à Justiça catarinense. A poucos dias de sua aposentadoria, o juiz Osvaldo Ranzi destacou a importância do programa para enfrentar essa nova etapa da vida. “Foi muito válido e uma ideia elogiável da AMC. Foi um momento muito oportuno de troca de experiências, pois cada um tem uma ideia diferente e abre os horizontes para enxergarmos novas perspectivas”, disse.

Sua esposa, Cleusa Ranzi, falou que será "eternamente grata" pela iniciativa, que considerou "de extrema sensibilidade". "A AMC está de parabéns pela preocupação que tem demonstrado com os magistrados que estão se aposentando. É muito gratificante ter esse apoio", afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *