Ministro Paulo Gallotti é homenageado pelo STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizou na tarde desta quarta-feira (5) solenidade em homenagem aos ministros aposentados Raphael de Barros Monteiro Filho, José Augusto Delgado e o catarinense Paulo Benjamin Fragoso Gallotti. A cerimônia, realizada no salão de recepções, contou com a presença do presidente do STJ, ministro Felix Fischer, de ministros ativos e aposentados, convidados e servidores.

O ministro João Otávio de Noronha, escolhido pelo presidente Felix Fischer para fazer uma saudação especial aos ministros aposentados, se disse honrado com a indicação e falou do exemplo deixado pelos três juízes: “Continuam altivos e ativos dando exemplo de vida que nos estimula a prosseguir em nossa caminhada, até que um dia também nós possamos alcançar as mesmas graças que os tornaram pessoas tão especiais”.

Os três magistrados são juízes de carreira. Durante a cerimônia, o ministro Felix Fischer fez a entrega de placas em homenagem ao trabalho dedicado ao STJ pelos magistrados e ressaltou que esses três nomes serão lembrados para sempre pelo Judiciário brasileiro. “Reconhecidos pela sabedoria e capacidade de diálogo e respeitados pela habilidade jurídica e, sobretudo, pela retidão de caráter, Vossas Excelências serão lembrados por todos os que integram o Tribunal da Cidadania como cidadãos e ministros de decisões equilibradas e de posturas simples, porém combativas e impregnadas de conhecimento”, afirmou o presidente em seu discurso.

Em uma referência bem-humorada aos tempos de atividade judicante, o ministro Paulo Gallotti disse “acompanhar os relatores” em suas considerações. “Este é um momento de mistura de sentimentos. São vários. Alegria, saudade, emoção… Embora estejamos com certa frequência em Brasília e no STJ, é inegável que o retorno, nessas circunstâncias, nos enche desses sentimentos”, disse Gallotti.

O ministro Paulo Gallotti integrou o STJ por dez anos. Juiz de carreira, o ministro atuou em várias comarcas do estado de Santa Catarina, de 1971 a 1995, quando passou a integrar o Tribunal de Justiça. Em 1999 chegou ao STJ, onde atuou na Sexta Turma, Terceira Seção e Corte Especial. Aposentou-se no dia 1º de agosto de 2009. No evento, também foi lançada uma coletânea de julgados com alguns dos trabalhos mais marcantes que os magistrados deixaram registrados em sua passagem pela Corte.

O Presidente da AMC, juiz Sérgio Luiz Junkes, que acompanhou a solenidade ao lado do ex-presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e líder do Movimento Unidade e Valorização da Magistratura, Juiz João Ricardo Costa, ressaltou que a homenagem faz jus aos relevantes serviços prestados pelos referidos ministros. "Santa Catarina sente-se prestigiada nesta solenidade, justamente porque está sendo hoje agraciado um dos nossos mais ilustres magistrados, que muito honra o nosso Estado e a magistratura catarinense", destacou Junkes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *