Magistrados debatem sobre carreira e relacionamento familiar durante Programa de Orientação para a Aposentadoria

Na última sexta-feira, 3 de maio, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) deu continuidade ao I Programa de Orientação para a Aposentadoria com o Módulo II: “A trajetória profissional e o relacionamento familiar e social”, no Centro de Convivência da instituição.Segundo a psicóloga Dulce Helena Penna Soares, uma das palestrantes, é importante que o pré-aposentado tire um tempo para refletir sobre as suas escolhas com o fim do vínculo formal de trabalho. “A pessoa que se aposenta tem uma história. Então, quando se encerra o ciclo de trabalho, toda a história de vida dela também se aposenta. Por isso a importância de cada um se imaginar em uma função diferente, fazendo outras coisas”, explica.

Para a psicóloga Vera Regina Roesler, durante o encontro, os magistrados foram tocados pela sua própria história e puderam minimizar seus anseios e dúvidas. “Tenho certeza que a reflexão vai continuar em casa e que vai ser diferente a maneira que eles vão enxergar o futuro. A partir de agora, vão encarar a vida de outra maneira”, garante. Opinião compartilhada pelo magistrado aposentado Samir Saad. “O encontro foi muito gratificante. Pena que não tivemos antes, porque eu não teria passado um ano tão difícil quando me aposentei. Os colegas estão levando uma experiência muito boa. Vamos sair com o horizonte bem mais aberto”, afirma.

O juiz Edenildo da Silva também elogiou a iniciativa da AMC. “Acho bastante válida. Estou gostando muito de participar, pois abre um caminho e uma reflexão muito importantes sobre a aposentadoria. Inclusive, acho que o programa deve ter continuidade nos próximos anos”, ressalta.

O programa, voltado tanto para os magistrados inativos quando ativos próximos da aposentadoria, tem continuidade no dia 24 de maio com o Módulo III: “Aspectos financeiros na aposentadoria – Planejamento do tempo livre e novas atividades”. O encerramento acontece no dia 7 de junho com o Módulo IV: “Projetos de vida futura para a aposentadoria”. Mais informações pelos telefones (48) 3231-3011 e (48) 3231-3033.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *